9 de outubro de 2011

DIA REPLETO DE MISSÕES E EMOÇÕES EM MARAGOJIPE

O quarto dia de visita do Bom Jesus da Lapa à Maragojipe foi marcado por uma indescritível demonstração de fé e amor dos maragojipanos para com o Filho de Deus. A noite histórica começou às 19h, com o início da celebração eucarística que terminaria no Alto do Cruzeiro, após a caminhada penitencial.
A parte interna da Matriz mais uma vez esteve lotada de fiéis. Mas o que chamou a atenção foi a quantidade de irmãos que estavam do lado de fora da igreja. Uma multidão aguardava a saída da imagem do Bom Jesus com destino à Santa Cruz. Desde a festa de agosto, do nosso padroeiro São Bartolomeu, não se via tantos católicos maragojipanos reunidos e irmanados na fé. Foi realmente fantástico! Após a primeira parte da missa, os irmãos conduziram a imagem do Bom Jesus para fora da Matriz, onde lá estavam outros irmãos e a Filarmônica Terpsícore Popular, que também veio prestigiar nossa caminhada de fé.
Com velas nas mãos, demos início à santa procissão luminosa. Quem via aquela multidão do alto, tinha a perfeita noção do número de pessoas presentes na caminhada. As luzes das velas até ajudavam nesta identificação. Quem olhava para trás era impossível detectar o final daquela romaria maragojipana. Todos estavam convictos de que iriam subir o ponto mais alto de nossa cidade, sem se importarem com suas limitações físicas.
Como em todos os lugares por onde passamos, o bairro do Alto do Cruzeiro também preparou uma recepção muito bonita para a chegada do Bom Jesus. Casas enfeitadas, ruas embandeiradas, fogos de artifício, tudo feito com muito amor e devoção. A subida, por mais cansativa que tenha sido, nem sequer abalou a estrutura dos fiéis. A fé faria subirmos mais ladeiras, caso tivesse.
A chegada no Alto da Santa Cruz trouxe muita emoção para todos nós que caminhamos juntos com o Bom Jesus. Avistar nossa cidade do alto, recebendo aquela brisa vinda do mar e vendo nossa Matriz toda iluminada, foi algo que não tem preço.
Era um número incalculável de fiéis. Por todos os lados tinha gente. Fiquei até me perguntando: "onde vai caber tanta gente aqui?". Mas pra Deus não há limites. Todos se acomodoram e ouviram com atenção a continuação da celebração eucarística.
Todos queriam estar pertos do andor do Bom Jesus. A disputa para carregar nos ombros a imagem nos transmitia a fé, a devoção e os agradecimentos do povo maragojipano a Bom Jesus da Lapa.
No momento da consagração do Corpo e Sangue de Cristo Jesus foi possível ver a emoção em cada rosto dos fiéis. Os irmãos formaram uma longa fila para receberem a Hóstia Sagrada.
Ao final da celebração, o Pe. Vilmar pediu que os fiéis se virassem e levantassem os braços em direção à cidade, às suas casas e invocou a bênção do Bom Jesus da Lapa para Maragojipe. A saída do Alto do Cruzeiro deixou saudades. Ao olhar para trás e enxergar aquela Santa Cruz tão bela nos enche de orgulho e renova nossa esperança!

Descemos o Alto do Cruzeiro e fomos para a Rua da Laje. Por lá, mais homenagens para o Bom Jesus. Pareceu até que a multidão aumentou. Era quase impossível caminhar sem ser tropeçado. Mas todos com muita piedade. Os cânticos que vinham do carro de som deixavam as pessoas eufóricas na fé. Encerramos nossa penitência no Coreto da Matriz, onde novamente o Pe. Vilmar abençoou a comunidade em nome do Bom Jesus da Lapa. Nosso pároco, Pe. Reginaldo estava tão realizado com aquela maravilha de Deus, que dava pulos no Coreto, despertando o riso dos fiéis. O som permaneceu na Praça até mais tarde e muitos irmãos ficaram para continuar a louvar o Filho de Deus. Mais um dia cumprido. E que dia abençoado! Amanhã, 09, teremos de nos despedir do Bom Jesus que, como imagem peregrina, deve continuar suas passagens por outras cidades. A saudade é tamanha, mas a sensação do dever cumprido é que nos fortalece e nos dá força para continuar a caminhada. Vamos todos para a santa missa deste domingo, às 10h e logo após conduzir a imagem do Bom Jesus até a entrada da cidade. Fecharemos com chave de ouro esses dias de pura felicidade e de renovação de nossa fé.

Nenhum comentário: