9 de outubro de 2011

MARAGOJIPE SE DESPEDE DO BOM JESUS DA LAPA

Era dia de despedida. Precisávamos dar um até breve a Bom Jesus da Lapa. Um misto de alegria e tristeza tomou conta da massa católica maragojipana. As fotos mostram como estava a Matriz de São Bartolomeu para a missa de despedida e procissão. Sem falar no grande número de irmãos que vieram da zona rural, alguns até em penitência, saindo de comunidades distantes, à pé, às 02h da manhã. Era um dia mais do que especial. A visita tinha de findar com chave de ouro.
Velas acesas, corações preparados. Era o início da celebração da saudade. Os irmãos se espremiam no centro da igreja e foram abrindo espaço para a passagem da procissão de entrada. O presbitério precisou ser fechado, pois era grande o número de fiéis que queriam ficar mais perto do Bom Jesus, contudo iriam dificultar a movimentação dos sacerdotes.
Muitos aplausos no momento da passagem dos dois padres redentoristas, Vilmar e Geraldo. Ambos conquistaram um lugar muito especial no coração de cada maragojipano. A população agradece de forma especial a estes missionários de Deus que junto com os padres Reginaldo e Mateus, e do irmão Luiz, trouxeram mais uma vez para Maragojipe a imagem do Bom Jesus da Lapa.
Em sua homilia, o pe. Vilmar fez muitos irmãos se emocionarem. O pároco falou dos dias de felicidade que viveu em nossa cidade e parabenizou ao povo católico pela presença em massa em todas as atividades religiosas durante a visita do Bom Jesus da Lapa.
Ao final da celebração, chegava a hora de partirmos em procissão com a imagem do Bom Jesus até a entrada da cidade. Uma multidão acompanhou a caminhada e a emoção era visível nos olhos de cada católico maragojipano. Era a última passagem da santa imagem por algumas ruas da cidade. O carro de som logo chegou para animar a procissão e os fiéis foram à loucura quando os cânticos "nós pedimos ao Bom Jesus a sua bênção; sua bênção e proteção..." e "quem é que vai; quem é que vai..." foram tocados.
O andor do Bom Jesus, como sempre, foi bastante disputado. Todos queriam carregar pela última vez nesta visita da imagem do Filho de Deus. Homens, mulheres, crianças, idosos - todos agradeciam e renovavam seus pedidos. Chegando na entrada da cidade, logo os fiéis procuraram o melhor ângulo para se despedir do Bom Jesus da Lapa. Neste momento era bem fácil notar o choro no rosto de muitos irmãos.
A foto mostra o exato momento em que a imagem do Bom Jesus é retirada do andor. Neste instante os irmãos 'atacaram' a charola para adquirirem as flores que enfeitavam. O coordenador da Comissão de Festas e Serviços Paroquiais, nosso irmão Luiz, ergueu o crucifixo com a imagem do Bom Jesus para que todos os fiéis pudessem se despedir. Chegava a hora do até breve e ninguém mais controlava nem disfarçava a emoção.
Era praticamente impossível se locomover naquele espaço tão disputado. Todos queriam estar bem perto do Bom Jesus para vê-lo, fotografá-lo e tocá-lo, embora essa prática tenha sido a todo o momento coibida. A pequena ponte da Rua do Rio nunca viu tanto peso quanto hoje. A cidade parou para se despedir de uma das imagens, talvez a maior, que mais atraiu irmãos católicos reunidos.

E assim terminou esta manhã e início de tarde, debaixo de muito calor, em Maragojipe. Os irmãos receberam a bênção do Bom Jesus da Lapa e acenaram despedindo-se da imagem peregrina. No momento em que o Bom Jesus foi colocado na caixa e sendo preparado para a longa viagem de volta, nem eu aguentei a emoção. Era realmente um pedaço nosso que estava partindo. Mas temos a certeza de que sua presença estará sempre em nosso coração e que em breve o Bom Jesus da Lapa retornará à Maragojipe. Foram dias de graças e de muita alegria e felicidade. Não há como relatar em palavras todas essas maravilhas de Deus. Somente quem esteve conosco pode medir o tamanho desta satisfação. Nós, do Portal Maragojipe 24h, esperamos que você, caro leitor, possa ter desfrutado dessa nossa alegria, através de nossos registros em todas as atividades missionárias. Até a próxima, se Deus quiser!

Nenhum comentário: