8 de outubro de 2011

ATIVIDADES RELIGIOSAS NA MATRIZ E NOS BAIRROS

A celebração das bênçãos realizada nesta tarde, 08, na Matriz de São Bartolomeu, reuniu muitos fiéis em busca de proteção para diversos objetos e imagens. Muitos levaram água para benzer, outros carregavam nas mãos sua carteira de trabalho, para que o Bom Jesus aponte um bom emprego. É através da fé que conseguimos alcançar nossos objetivos. Precisamos simplesmente acreditar em Jesus e correr atrás.
Ao final da celebração, os fiéis se aproximaram do altar com seus objetos e imagens nas mãos para receber dos párocos a santa bênção, através da água. A imagem que aparece na foto acima é de Nossa Senhora do Rosário, que já está pronta para levar o Bom Jesus da Lapa amanhã, na entrada da cidade, na sua despedida, após a missa das 10h.
Após a celebração das bênçãos, fomos até a comunidade da Passagem, onde muitos moradores aguardavam a chegada do Bom Jesus. Caminhamos por toda a extensão do lugarejo e observamos a alegria e a fé no rosto das pessoas, a felicidade estampada em cada semblante. As portas enfeitadas transmitiam a satisfação e a fé da cada morador.
Ao deixarmos a comunidade da Passagem, o pároco reuniu os moradores e deu a bênção do Bom Jesus da Lapa para aquela gente devota e feliz. Saindo da Passagem partimos para a comunidade do Japão, onde também muita gente aguardava ansiosa a chegada da imagem peregrina. Nem mesmo as escadarias intimidaram a multidão, que subiu e acompanhou todo o trajeto ao lado do Bom Jesus. Muitas crianças, muitas bolas, muitos fogos. Todos queriam de qualquer forma prestar sua homenagem à santa imagem.


Saindo da comunidade do Japão, ainda percorremos algumas ruas próximas e retornamos para a Matriz, pois já estava na hora de se iniciar a missa comunitária das 17h. Muitos ficaram direto e vão acompanhar a missa e a caminhada até o Alto do Cruzeiro. Outros foram para casa descansar um pouco para a Procissão Luminosa de logo mais, às 19h. Vamos todos até a Santa Cruz e de lá celebrar a santa missa que abençoará toda a nossa cidade. Na foto acima, o Coordenador de Festas e Serviços Paroquiais, nosso amigo e irmão Luiz que, com seu semblante fervoroso e de piedade, nos passa a emoção que é estar bem perto do Bom Jesus da Lapa.

Nenhum comentário: