8 de outubro de 2011

TERCEIRO DIA DE VISITA FOI COM BASTANTE EMOÇÃO

O terceiro dia da visita do Bom Jesus da Lapa à Maragojipe foi marcado por uma variada programação. Logo no início da manhã, às 05h, os fiéis fizeram a última caminhada penitencial, conduzindo o Bom Jesus aos bairros de nossa cidade. À tarde, às 15h, aconteceu na Matriz, na Capela das Boiadas e do Cai-já, a missa da unção dos enfermos, com a presença de irmãos deficientes e idosos da Paróquia e de cidades vizinhas. Foi uma celebração ímpar, emocionante e cheia de fé.
O momento de maior emoção na celebração foi quando os fiéis receberam a santa unção. Uma enorme fila se formou no centro da igreja, todos em busca da cura e da proteção de Cristo Jesus. Após a missa, às 17h, começaram os preparativos para a carreata com o Bom Jesus da Lapa, que ia ao encontro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na comunidade de Ponta de Souza.
A carreata foi um espetáculo à parte. Muitos carros rapidamente se juntaram ao cortejo e formamos uma linda corrente de fé, percorrendo ruas de nossa cidade com destino à Ponta de Souza. Em cada casa uma demonstração de carinho dos moradores, seja através de plantas, bolas ou até mesmo pelos gestos e acenos. Tudo feito com muito amor e devoção.
A chegada na comunidade de Ponta de Souza foi bastante festejada pelos moradores que já aguardavam o cortejo na Ponte do Sinunga, antes mesmo da Capela. A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro estava no aguardo da chegada de Bom Jesus e o encontro foi marcado por muita emoção e festa. Seguimos em procissão até a última casa da comunidade. Todos puderam ver de perto o Bom Jesus.

Ao final da visita o pároco deu a bênção na porta da Capela para uma multidão que se formou à frente. Todos ergueram seus braços, cantando e pedindo ao Bom Jesus paz, saúde, prosperidade e harmonia. A saída da imagem peregrina deixou saudades naquele lugar. Muitos moradores derramaram lágrimas, mas com um sentimento de dever cumprido, de felicidade por ter recebido a santa imagem do Bom Jesus da Lapa. Com certeza este acontecimento ficará para sempre marcado na memória de todos. Chegando à Matriz, logo se deu início à santa missa, até porque muitos fiéis já aguardavam a chegada da carreata e também porque o horário já avançava. A igreja mais uma vez lotou de irmãos e a celebração foi marcada por muitos cânticos e louvores ao Bom Jesus.

A comunhão eucarística, como sempre, leva nós católicos à reflexão. É o momento crucial da celebração. Todos irmanados e com muito fervor para receber o Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Destacamos também que nesta sexta, 07, celebramos também o dia de Nossa Senhora do Rosário e, ao final da santa missa, o maestro Elan entoou junto com os membros do Coral, o hino de louvor à Mãe de Jesus. Palavras são poucas para descrever todo este espetáculo de fé que vem acontecendo em nossa Paróquia. Neste sábado, todos estão mais uma vez convidados para despertarem cedo, às 05h e caminharem com o Bom Jesus pelas ruas de nossa cidade. Às 09h acontecerá o encontro com as crianças na Matriz. Às 15h, a celebração das bênçaos, com os objetos dos fiéis. Às 15h30 a imagem do Bom Jesus da Lapa seguirá em carreta até o bairro do Japão. Chegando lá, o pároco conduzirá a imagem nas mãos pelas escadarias e irá em direção dos moradores e casas daquele lugar. Às 17h, haverá uma missa comunitária também na Matriz e às 19h, sairemos em procissão luminosa com destino à Santa Cruz, no bairro do Cruzeiro, onde lá celebraremos a última missa deste sábado. Venham todos participar destas atividades de fé e amor ao Filho de Deus!

Nenhum comentário: