1 de março de 2013

BENTO XVI PASSOU BEM PRIMEIRA NOITE COMO PAPA EMÉRITO, DIZ VATICANO

O cardeal Tarcisio Bertone (de preto, ao centro), secretário de Estado do Vaticano, assume oficialmente a Sé como camerlengo logo antes de selar o apartamento papal (foto da véspera divulgada nesta sexta)
O Papa Emérito Bento XVI passou bem sua primeira noite após renúncia, informou nesta sexta-feira, 01, o Vaticano. Na noite de quinta-feira, 28, Bento XVI passeou pela propriedade de Castel Gandolfo, após o jantar. Depois, ele descansou e assistiu a telejornais. Ele está calmo e se mostrou satisfeito com a cobertura do dia de sua renúncia. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, agradeceu à imprensa pela atenção dispensada à renúncia do Papa e lembrou o pronunciamento público de Bento XVI antes de deixar o pontificado. "Ouvimos as palavras belíssimas que ele falou, que tocaram todo o mundo. Foram as últimas palvras públicas do Santo Padre como Papa. Deixaram impressões profundas de sua humanidade e humildade", afirmou Lombardi. Na manhã desta sexta, Bento XVI rezou missa na capela que fica nos aposentos papais da residência de verão. Ele deve passar o dia dedicado à oração e à reflexão, e também terar acesso às mensagens que recebeu por ocasião de sua saída. Às 16h locais, durante passeio pela propriedade, deve rezar o rosário. Bento XVI deve passar cerca de dois meses em Castel Gandolfo antes de voltar ao Vaticano, onde vai morar em um mosteiro que está sendo preparado para recebê-lo. O monsenhor Georg Gänswein, secretário particular de Bento XVI, disse que o Papa Emérito levou vários livros de teologia e de história para ler durante esse período de recolhimento, relatou Lombardi. O porta-voz do Vaticano também alertou que as congregações de cardeais que vão começar na segunda-feira, 04, para preparar o conclave não devem decidir já na segunda o dia do início da escolha do novo Papa. O Vaticano informou ainda que as congregações gerais serão presididas pelo Cardeal Decano, o italiano Angelo Sodano. Durante o conclave, porém, as reuniões serão comandadas pelo cardeal eleitor mais velho, neste caso, o italiano Giovanni Battista Re, de 79 anos. Lombardi disse também que não sabe quantos cardeais eleitores já estão em Roma. De acordo com ele, apenas na segunda-feira, 04, será possível definir um número, lembrando que muitos deles devem chegar ao Vaticano nos próximos dias.
Sé Vacante
Durante o período da Sé Vacante, não haverá alterações na programação litúrgica. As missas serão realizadas normalmente aos domingos na Basílica de São Pedro. Todas elas serão missas ordinárias, com exceção da "Missa Pro Eligendo Pontífice", que acontece antes do início do conclave. O Vaticano informou ainda que haverá moedas especiais da Sé Vacante, que devem entrar em circulação em alguns meses. Também foram confeccionados selos postais especiais que já estão disponíveis.

Fonte: G1

Nenhum comentário: