18 de novembro de 2012

VOCÊS JÁ PERCEBERAM COMO MUITOS MARAGOJIPANOS TÊM UMA VOZ ROUCA?


Por Naiara Souza - Fonoaudióloga
O Fonoaudiólogo é o profissional da saúde responsável por cuidar dos distúrbios da fala, audição, leitura e escrita e demais problemas que afetam a comunicação humana. A profissão foi regulamentada no Brasil em 9 de dezembro de 1981, através da lei no 6.965, daí a razão da escolha da data para homenagear os fonoaudiólogos. Atuando em consultórios, clínicas, hospitais, postos de saúde, escolas e instituições especializadas, o fonoaudiólogo trata os distúrbios da fala e escrita e desempenha importante papel na integração social de pessoas com tais problemas. Saiba como o Fonoaudiólogo pode ajudar, de acordo com as especialidades da área:
Ø Linguagem: o profissional reconhece os problemas relacionados ao aprendizado da língua, habilita crianças com atraso ou deficiência de linguagem, ou pacientes que adquiriram a linguagem, mas a perderam por algum motivo, como derrame cerebral, por exemplo. Os problemas de linguagem podem se manifestar de forma variada como atraso na emissão das primeiras palavras, deficiência na formação de frases; omissões e acréscimos de sons na fala; troca de fonemas; gagueira, entre outros. Após reconhecer o problema, o fonoaudiólogo deve corrigir as disfunções, através de estimulação, de acordo com o caso.
Ø Voz: é possível prevenir os distúrbios da voz como aperfeiçoá-la. A voz é produzida nas pregas vocais, passando pelas cavidades oral, nasal e faringe, que funcionam como amplificadores naturais. Quando se torna áspera, muito rouca ou de difícil emissão, é sinal de que pode estar sendo afetada por algum problema que deve ser diagnosticado. O fonoaudiólogo também pode trabalhar com idosos, ensinando exercícios para estimular e tonificar a musculatura facial, as qualidades da voz e o uso adequado da respiração, além de fornecer técnicas que proporcionam o uso correto da postura, respiração e impostação vocal para quem trabalha com a voz como professores, advogados, políticos, profissionais de telemarketing e dos meios de comunicação.
Ø Audiologia: através de exames audiológicos é possível verificar a audição dos pacientes, selecionar e adaptar aparelhos de surdez e habilitar ou reabilitar deficientes auditivos.
Ø Motricidade orofacial: é a área que se concentra na musculatura da face, boca e língua. O fonoaudiólogo soluciona problemas relacionados à sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala, quando estes aspectos estão prejudicando a qualidade de vida do paciente. Pode auxiliar quem posiciona a língua de modo incorreto de modo a contribuir para o mau alinhamento dentário ou pacientes que engole alimentos de forma ocasionar engasgos constantes. Também pode facilitar a respiração nasal de quem respira pela boca.
Para saber mais sobre essa profissão e tirar dúvidas, acesse o site do Conselho Federal de Fonoaudiologia (http://www.fonoaudiologia.org.br/) ou o site do Conselho Regional de Fonoaudiologia – 4ª Região – BA (http://www.crefono4.org.br/). A Fonoaudiologia à serviço de melhorar a sua comunicação.

Nenhum comentário: