17 de novembro de 2011

ENCONTRO IBEROAMERICANO EM MARAGOJIPE

Evento abriu a discussão na Bahia envolvendo os afrodescendentes
Foi realizado na última terça-feira, 15, no Mercado Cultural Alexandre Alves Peixoto, o Seminário "O Recôncavo Baiano no Ano Internacional dos Afrodescendentes", articulado e realizado pela Prefeitura de Maragojipe, através da Secretaria deReparação Racial e da Mulher, em parceria com as prefeituras de São Felipe, SãoFélix, Santo Amaro, Saubara, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Conceição da Feira e São Francisco do Conde.
Ancestralidade africana foi o tema da apresentação teatral
O encontro fez parte das atividades do Novembro Negro Maragojipano e foi aberto com uma maravilhosa apresentação teatral. A peça falava da força, garra e crença dos negros africanos, dos orixás e do candomblé, genuína manifestação religiosa dos afrodescendentes.
O deputado Luiz Alberto saudou os participantes e parabenizou a iniciativa pioneira
O racismo e o preconceito contra os descendentes de africanos, a integração social entre negros e brancos e o acesso igualitário aos postos de trabalho são alguns dos temas do encontro Iberoamericano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, celebrado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este evento maior acontece até sábado, em Salvador, cidade que tem a maior população afrodescendente fora da África. O deputado lembrou das dificuldades que sua família enfrentou, e falou da superação e da volta por cima que deu: "Naquele tempo tudo era mais difícil para os negros. Progredimos, mas precisamos avançar ainda muito mais". A palestra magna do evento foi proferida pelo deputado federal Luiz Alberto, filho da terra e grande fomentador da luta do povo negro por uma vida mai sdigna e equânime."Nós também podemos ir muito longe e conquistar sonhos antes jamais imaginados". O parlamentar abordou, em cerca de 30 minutos, o tema "População Negra e o Acesso aos Espaços de Poder". Com propriedade suficiente para discorrer sobre o assunto, o deputado traçou um mapa da discriminação racial no País.
Fonte: Blog da Prefeitura

Nenhum comentário: