26 de janeiro de 2011

PROFESSORES PASSAM POR ENTREVISTAS

Teve início hoje, 26, as estrevistas para os professores da sede e da zona rural do Município que foram classificados no Processo Seletivo Simplificado. O procedimento prossegue nos dias 27 e 28 do mês em curso e tem como objetivo suprir as vagas na área de educação em Maragojipe. Muita gente se descontentou com a notícia de que na sede só há vagas nas creches, no ensino infantil. Um bom número de pessoas desistiu e outros optaram em enfrentar e seguiram em frente. Muitos professores do Município já possuem licenciatura e alguns já fazem ou concluíram mestrados. A grande vantagem é que o ensino infantil contará com professores qualificados. A educação é o princípio básico da vida do ser humano e a pessoa que tiver uma boa base na infância, atrelado a bons hábitos familiares, certamente dará um passo à frente de muita gente. A jornada pedagógica deverá ocorrer no início de fevereiro, segundo informaçãos da Secretaria da Educação.

3 comentários:

blog do augusto lopes disse...

Não vejo nada demias em quem tem mestrado, doutorado, pós-graduação, ensinar a crianças, acho que quem se descontentou, discriminou a infância, a fase mais linda de nossas vidas. Pergunta-se: Esses professores não foram crianças um dia? Não tiveram porofessores? Outra coisa: Peço a ajuda do Portal para ficar atento a JORNADA PEDAGÓGICA pois no ano passado, uma ASSOCIAÇÃO que existe aí, incitou os professores a se filiarem nela e quando do ato da assinatura tinha já pré determinado com um termo bem incisivo no final da inscrição: Ao se filiarem nessa associação o professor estava afastado de quaisquer outra atividade associativa e SINDICAL. O Portal que sabemos ser atuante, deve acompanhar essa JORNADA fins verificar se irá se repetir essa coação a PROFESSORES para se filiarem (os novos) nessa ASSOCIAÇÃO pelos meios que já falamos. Acho que o Professor tem direito a estar filiado a quantas entidades quiser e não estar atrelado forçadamente a uma só. Obrigado pela oportunidade ao pessoal do MARAGOJIPE24H. Abraços - AUGUSTO LOPES

Anônimo disse...

Caro Augusto, te dou todo apoio no que você diz, que deve-se valorizar o Ensino Infantil. O que você não entendeu, foi o verdadeiro motivo de alguns desses profissionais desistirem. Para você lecionar numa classe de ensino infantil, o professor não precisa exatamente está licenciado, ou seja, está graduado em uma disciplina, ele precisa ter o curso de pedagogia ou uma pós em educação infatil. Acredito que a maioria dos que foram aprovados no processo seletivo, são professores licenciados em alguma disciplina com pós ou até mesmo mestrato. Para você entender melhor, um professor que estuda quatro anos história, geografia, inglês, Letras, Matemática, entre outras mais, eles são aptos a trabalharem apenas com essas disciplinas ou com outras que integre os mesmos assuntos deles estudados, como no caso de Letras que além da Língua Portuguesa, pode-se trabalhar, também, Redação e Literatura . Já para se trabalhar na educação infantil, como já disse acima, ele precisa ter o curso em pedagogia com especialidade em educação infatil. Isso não tem nada haver com ter graduação, pós ou mestrado, e sim, com o curso especifico para aquilo. Para se fazer pedagogia ou uma especialização em educação infantil, ele também, é graduado e pós graduado. Acredito, que por esse motivo alguns deles, repito, "LICENCIADOS" devem ter desistido. Será que expliquei bem?
No edital do concurso, pedia-se o diploma de pedagogia e normal superior, que no caso serveria apenas para trabalhar na educação infantil, como na creche, por exemplo. Pedia-se, também, outros diplomas especificos de LICENCIATURA que são para lecionar no ensino fundamental II (5ª a 8ª séries) e no Ensino Médio (1º a 3º anos). O que os professores licenciados com essas disciplinas e que fizeram o processo seletivo para a sede esperavam, é que houvesse vaga para a mesma, como estava escrito no edital. O que não foi confirmado agora.

Obs: Quem escreve este texto, não é nenhum profissional aprovado no processo seletivo da prefeitura, mas, uma profissional, que atua na área, porém, não para a prefeitura de Maragojipe, mais para o Estado da Bahia.
Obrigada!

blog do augusto lopes disse...

Aproveito a oportunidade e com toda a humildade, para agradecer os esclarecimentos aquí elencados. Maragojipe precisa de individuos do naipe dessa nobre pessoa que, com toda a compreensão nos faz, nós leigos, entendermos melhor as nuances do processo educacional e pedagógico dos nossos tempos. Mais uma vez, agradeço de coração a explicação. E como já dizia um pensador e isso é a coisa mais certa e instigante da nossa vida. "Só sei que nada sei". Abraços e fica com Deus e que ele te proteja. Fraternalmente: Augusto Lopes.