19 de janeiro de 2011

DIA DO SAVEIRO TRAZ SAUDADE

Hoje, 19, é comemorado o Dia do Saveiro, meio de transporte de grande importância para o Recôncavo Baiano. As embarcações, que até o século XIX povoaram a Baía de Todos os Santos, hoje se resumem a pouquíssimas unidades. Os saveiros já foram responsáveis, durante décadas, pelo escoamento da produção agrícola e de pessoas do Recôncavo Baiano para a capital e demais localidades da Baía de Todos os Santos. Em Maragojipe ainda existe o "Vendaval", conhecido saveiro repleto de histórias de Sr. Nute, grande maragojipano e conhecedor do mar e dos ventos...

3 comentários:

blog do augusto lopes disse...

Grandes saudades, do Veranista, também de Nute, Rei do Oriente, do Sr. Vicente Dativo e outros como o Paraiso, Sombra da Lua, atualmente Tombado, É da Vida, O Basco, Nova Moeda, e tantos outros e também da Feira do Cáis, do Mercado, que Vendía Farinha, das Velas, que faziam ao sabor dos ventos, os Saveiros singrarem o Mar, nas minhas tardes de infância no Cáis do Cajá. Quería ter a genialidade do saudoso BONARDO para cantar em verso e prosa a história dos nossos Saveiros em Maragojipe mas como não tenho a sabedoría do Mestre fico agradecido ao Portal por me proporcionar, ao longo dos meus 56 anos, voltar um pouco as reminiscências da minha vida de menino. Obrigado ao Portal.

Bruno Moraiis disse...

Massa era pra mim táa aê mas como eu sou de CAMAÇARI naum estou mas a festa ér muitoo bouaa

Anônimo disse...

Como é lindo um saveiro a cortar as águas da Baia de Todos os Santos, velejando com sua pequena tripulação, homens amantes do mar e do viver do cais da rampa do Mercado Modelo. Parabens a todos os saveristas da Bahia. Parabens mestre Nute, Norato, Muruim, Toninho, Luciano e tantos outros que no momento me falha a memória.