Duas empresas vão operar o sistema da travessia marítima entre Salvador
(terminal da Avenida da França) e Vera Cruz (Praia do Duro). A Vera Cruz
Transportes e Serviços Marítimos e a CL Empreendimentos venceram a licitação,
realizada nesta quarta-feira (25) pela Agência Estadual de Regulação de
Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). A
travessia é feita atualmente por 12 lanchas, que transportam cerca de quatro
mil passageiros por dia, número que chega a dez mil diariamente durante a alta
estação. Segundo o
diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, não havendo contratempo, em 30
dias o contrato deve estar assinado com as empresas. “Com isso, a população
terá quem fiscalize o serviço, os horários terão que ser cumpridos e vamos
ajudar na reformulação de todo o sistema”. Ele disse que a reforma dos
terminais já está sendo realizada pela Companhia das Docas do Estado da Bahia
(Codeba). “Isso vai garantir a regularidade do serviço. A tarifa foi fixada em
R$ 4 e só poderá ser reajustada após um ano de operação”. O diretor afirmou que
a licitação foi tranquila, realizada em dois lotes. Uma empresa ofereceu o
valor mínimo de R$ 321 mil por um deles, e a outra R$ 400 mil pelo outro.
“Agora, vamos licitar as linhas de Morro de São Paulo, Maragojipe,
Itaparica e São Roque do Paraguaçu”. As empresas poderão explorar o serviço
durante dez anos, prazo que pode ser prorrogado só uma vez. Antenor Nascimento,
representante da Vera Cruz Transportes e Serviços Marítimos, destacou que a
linha existe há mais de 50 anos e nunca havia sido regulada. “Gostei da
iniciativa, porque éramos considerados clandestinos, e isso é ruim para quem
quer trabalhar certo e procura fazer o melhor. Nossa intenção agora é melhorar
cada vez mais, principalmente para o usuário, investindo em melhores
embarcações”. Para o representante da CL Empreendimentos, Lívio Galvão, a
licitação foi tranquila. “A empresa já opera no sistema, mas agora pretendemos
melhorar, requalificar e aumentar o número de embarcações para oferecer um
serviço diferenciado. Isso vai dar mais conforto aos passageiros”.
Fonte: AGERBA/SECOM
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