Foi assinado nesta segunda-feira, 25,
na Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), um acordo de cooperação
técnica entre o Estado e os municípios de Salvador, Vera Cruz, Itaparica e
Jaguaripe, envolvidos nas obras da ponte Salvador-Itaparica. O objetivo é
facilitar a colaboração durante os estudos que pretendem elaborar o plano de
desenvolvimento socioeconômico da ponte, que integra o Sistema Viário Oeste. De
acordo com o secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli, os
estudos compreendem modelagem econômico-financeira, projetos conceituais de
engenharia e análise de impactos ambientais e culturais. “Existirão novas
atividades econômicas com a construção da ponte, inclusive com a atração de
empresas para a região, geração de empregos. Por isso vamos promover a análise
de impactos ambientais, de desapropriação, entre outros”, disse Gabrielli. A
partir do resultado dos estudos, pode haver adequações nos planos diretores
municipais e reestruturação da mobilidade urbana nos municípios envolvidos. Para o prefeito de Itaparica, Raimundo
Nonato, o projeto vai garantir o maior desenvolvimento da região. “Este é um
projeto ousado. Sabemos que as cidades poderão sofrer alguns impactos
negativos, mas principalmente positivos. Precisamos buscar o desenvolvimento
econômico e social e esta é uma oportunidade grandiosa”. O Procedimento de
Manifestação de Interesse (PMI), encerrado em 2011, definiu uma proposta
conceitual para a ponte, no que se refere aos aspectos paisagísticos, traçado,
aproveitamento viário, entre outros itens. Segundo Gabrielli, o PMI apontou um
investimento de aproximadamente R$ 7 bilhões, englobando a construção da ponte,
duplicação das rodovias, desapropriações e investimentos em infraestrutura.
“Esse valor pode ser alterado, e a partir das análises poderemos reduzir os
custos”. A ponte terá
aproximadamente 12 quilômetros e vai reduzir a distância de 24 municípios para
Salvador. Santo Antônio de Jesus, por exemplo, terá a distância reduzida em
mais de 40%. “Nos debruçamos nesse projeto há dois anos e precisamos desse
tempo para que fossem feitas todas as avaliações. Agora estamos na última fase
preparatória, fundamental para as gestões municipais envolvidas e para a
população. Creio que assim poderemos superar as dificuldades e esclarecer
algumas preocupações”, disse o governador Jaques Wagner.
Edital para concessão será
lançado em 2014
Wagner informou que em 2014 será lançado o edital para
concessão da ponte. “Acredito que em 2014, ainda nesse governo, eu possa
assinar a ordem de serviço das obras, que vão apresentar uma valorização tanto
para Salvador, quanto para os outros municípios envolvidos. Depois da ordem de
serviço, deve haver mais 36 ou 40 meses de obras. Então, a ponte deve ficar
pronta em 2017, 2018”. Ele citou
a ponte Rio-Niterói, construída há 40 anos, como exemplo. “Assim como a ponte
do Rio de Janeiro, que parecia maior que a necessidade, quando foi planejada, e
hoje é um vetor carregado, precisamos pensar em obras estruturantes de longa
duração com a ponte Salvador-Itaparica”.
Para o prefeito de Salvador, ACM Neto, não há dúvida do desenvolvimento
econômico que será gerado com a ponte. “Esse projeto é importante não apenas
para a capital, para o recôncavo, como também para uma maior valorização das
ilhas, além de um aproveitamento do potencial da Baía de Todos-os-Santos.
Haverá uma grande valorização imobiliária do Comércio, da Cidade Baixa, de toda
a península itapagipana, do subúrbio ferroviário. Claro que haverá um impacto
no trânsito da capital, que vai ganhar mais uma porta de entrada e saída de
veículos, e vamos analisar essas mudanças e viabilizar a organização dessa
estrutura”
Fonte: SECOM - BAHIA
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