31 de outubro de 2012

PREFEITO SILVIO ATALIBA AGRADECE AOS SERVIDORES E FALA SOBRE PROCESSO DE TRANSIÇÃO


Nesta manhã, dia 31 de outubro de 2012, na Associação Atlética Maragogipe, atual Fundação Vovó do Mangue, em tom de despedida, o gestor municipal de Maragogipe, Silvio José Santana Santos (PT) conversou com os servidores da prefeitura municipal, principalmente, com aqueles que tinham sido nomeados em sua gestão, lembrando que até o final do ano, todos serão exonerados. Agradeceu os momentos que estiveram juntos administrando a cidade, compartilhou os erros e acertos da gestão que está se findando neste ano em curso, e lembrou aos servidores que o processo de transição estará começando, e que os recursos da prefeitura são públicos, não pertencem a ninguém, e por esse motivo,  cada servidor deverá tratar a equipe de transição de maneira ordeira e com muita tranquilidade.

PARTIDOS TEM ATÉ O DIA 6 DE NOVEMBRO PARA PRESTAR CONTAS


Passado o segundo turno das eleições 2012, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral registra apenas 2.231 contas de campanha prestadas na Bahia, quantidade equivalente a apenas 6% da expectativa total, de 34.994. Segundo o coordenador de auditoria e contas eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Geomário Lima, o pequeno número preocupa pela proximidade do prazo final para entrega dos documentos, no próximo dia 06 de novembro. “À exceção dos candidatos da majoritária que disputaram o segundo turno, candidatos, partidos e comitês financeiros têm que apresentar as contas até o dia 06 de novembro”, explica Lima. As sanções para quem não cumprir o prazo iniciado um dia após o primeiro turno das eleições são mais restritivas para prefeitos e vereadores que obtiveram êxito nas urnas, porém todos os candidatos podem ser penalizados caso não seja respeitado a data limite.
“As contas têm que estar publicadas até oito dias antes da diplomação dos eleitos, que pode acontecer até o dia 19 de dezembro, a depender do cartório eleitoral”, aponta o coordenador da divisão do TRE-BA. (informações:Tribuna).

PREFEITO ATALIBA DIZ QUE SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS É CRÍTICA


SÍLVIO ATALIBA (PT), prefeito de Maragojipe,  lançou voz em nosso programa jornalístico, na Radio Vox de Muritiba, nesta  manhã de hoje, 31, quando protestou ao seguidos sequestros de receitas municipais (FPM), realizados neste mês em curso, por conta de débitos junto ao INSS, ao montante de R$ 437 mil, o que, segundo ele, compromete inclusive a folha salarial dos servidores municipais, dentre outros pagamentos em manter os serviços básicos da cidade. "Meu caro Natanael, está é uma situação que temos ver com urgência, o Congresso, as Entidades Municipalistas, a que possam tomar ações no sentido de tornar viável as gestões municipais no país. Os gestores vão ser duramente penalizados  e dificilmente estarão fechando suas contas. a situação dos municípios é muito crítica", disse o gestor maragojipano. Questionado sobre a transição de governo, quando a sua adversária política, atual vereadora Vera da Saúde, assumirá os destinos do município a partir do próximo ano, ele afiançou de que, tratará com foma a mais respeitosa e democrática, independentemente da coloração partidária. "Já fomos oficializados, estamos por aguardar a formação da equipe ao de imediato os trabalhos serão iniciados. Em nada iremos dificultar", afirmou.

30 de outubro de 2012

ROTAS ALTERNATIVAS PARA O FERIADÃO


Três embarcações vão ser utilizadas pelo sistema ferryboat na ligação Salvador-Itaparica no feriadão, que terá início no dia 12. Também a  venda de passagens com hora marcada foi suspensa por tempo indeterminado desde o dia 20 de setembro, data em que a  concessionária TWB sofreu intervenção. A informação é do diretor-executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agerba), Eduardo Pessôa.  Ele esclarece que as passagens vendidas antes daquela data continuam valendo. Cinco das oito embarcações que compõem o sistema ferryboat estão paradas por problemas mecânicos e estruturais, informou o gestor da Agerba. Ele prevê que a situação seja regularizada somente no verão, quando a demanda de passageiros e veículos aumenta. A previsão é que cinco ferries  estejam em operação até lá.
Rotas alternativas - Em função da baixa oferta de embarcações, o gestor aconselha os usuários a buscar outras alternativas  para ir à Ilha de Itaparica. Uma delas é ir pela BR-324 até Santo Amaro e chegar à BA-522. De lá, o condutor segue pela BA-026, entre as cidades de Cachoeira, São Félix, Maragojipe e São Roque do Paraguaçu. Pela BA-001, basta seguir por Cairu e Nazaré das Farinhas, atravessar a Ponte do Funil e atingir às últimas praias da ilha, a exemplo de Cacha Pregos, Berlinque e Aratuba. Reparos - No período em que as duas embarcações defeituosas estiverem  no estaleiro, os usuários terão que realizar a travessia entre a ilha e o continente com os ferries Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Juracy Magalhães.

29 de outubro de 2012

PT É O PARTIDO QUE ELEGEU MAIOR NÚMERO DE PREFEITOS NO RECÔNCAVO

Das 18 cidades pertencentes à região do Recôncavo - divisão do Território Identidade proposta pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da bahia (SEI) - 6 delas elegeram prefeitos do Partido dos Trabalhadores (PT). Dentre elas estão as cidades de São Francisco do Conde, Santo Amaro e Governador MAngabeira, que tiveram prefeito e prefeitas reeleitos. Totalizando a região, junto com o PT foram eleitos prefeitos/as de 9 partidos. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (STF), no país, 628 prefeitos/as do PT foram eleitos, um avanço em relação às eleições de 2008, que elegeu 550 no total. Mas é o PMDB que mantém a liderança neste ano, com 1025 votos no Brasil.

Recôncavo On line

PREFEITURA ABRE LICITAÇÃO PARA USO DO CAIS DE SÃO ROQUE

A Prefeitura Municipal de Maragogipe tornou público no dia 24 de outubro de 2012, o processo licitatório de concessão de uso e exploração dos serviços do cais de São Roque do Paraguaçu.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARAGOJIPE

CONCORRÊNCIA Nº 002/2012. Prefeitura de Maragojipe, através da CPL, torna público aos interessados que receberá os envelopes referentes à licitação na Modalidade: Concorrência 002/2012; Tipo: Melhor Técnica e Preço. Objeto: Concessão de uso e exploração dos serviços do cais de São Roque do Paraguaçu, distrito de Maragojipe-Bahia; Sessão de abertura: 12/12/2012, às 10:00 hs. Poderão participar da licitação, empresas que tiverem especialidades correspondentes e manifestarem interesse com antecedência de 24 horas da apresentação das propostas. Local: Rua Barão do Rio Branco, 30, centro, Maragojipe-Ba, tel. (75) 3526-1411. Atanaildo Almeida Souza - Presidente.

Fonte: Blog do Zevaldo

26 de outubro de 2012

APAGÃO DEIXA A BAHIA SEM ENERGIA


Rua São Bartolomeu



A região Nordeste do país e  parte do Pará, do Tocantins e Distrito Federal ficaram sem energia elétrica na noite desta quinta-feira, 25. O apagão teve início às 23h14 (0h14 no horário de Brasília), segundo o Operador Nacional do Sistema  (ONS). Em Salvador, a energia só voltou  às 2h17, em Maragojipe a energia só retornou por volta das 4 horas. As causas do desabastecimento de energia ainda estão sendo investigadas pelo ONS. Há uma reunião agendada para o dia 29. Segundo a assessoria do ONS, o encontro é de rotina. Não está afastada, no entanto, a possibilidade de uma convocação de urgência, ainda nesta sexta-feira, 26, para examinar o caso. O último apagão no Nordeste ocorreu em 22 de setembro e afetou 11 estados nas regiões Norte e Nordeste. Pernambuco ficou de fora. O problema foi causado por uma falha na subestação de Imperatriz (MA), segundo declaração do secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner. Outro blecaute aconteceu em  3 de fevereiro de 2011, atingindo toda a região. Uma falha em uma linha de transmissão entre Sobradinho, na Bahia, e Petrolândia, em Pernambuco, causou o problema, de acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

Fonte: Atarde

25 de outubro de 2012

CAMINHÃO BAÚ DERRUBA POSTE DE ENERGIA NO CENTRO DA CIDADE

Um caminhão baú, bateu na manhã de hoje, 25, por volta das 10 horas, em um poste na Rua Siqueira Campos, Rua Nova, próximo a uma casa de material para construção. Por conta do impacto do acidente, os fios de alta tensão foram destruídos causando transtornos ao comerciantes que ficaram com seus estabelecimentos sem energia e aos motoristas que tiveram que retornar pela contramão. A Guarda Municipal foi chamada para organizar o trânsito no local e a Coelba foi acionada para corrigir o problema da falta de energia.
Caminhão derruba poste e quase tomba
Funcionários da Coelba em operação após o acidente

PRESIDENTA DILMA PRORROGA IPI REDUZIDO ATÉ O FINAL DO ANO


A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira a prorrogação das alíquotas menores do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre automóveis até 31 de dezembro deste ano, ao encerrar seu discurso na cerimônia de abertura do Salão do Automóvel em São Paulo. A redução do IPI para veículos foi anunciada em 21 de maio, com validade até o fim de agosto, prazo estendido até 31 de outubro, na primeira prorrogação da medida. Agora para quem ainda quer comprar carro novo com preço reduzido tem até o final do ano. Informações do G1.

24 de outubro de 2012

SECRETARIA DE CULTURA VAI ENTREGAR QUADROS EM HOMENAGEM AOS MEMEUS

A Secretaria de Cultura de Maragojipe entregará na próxima quarta feira, 31, os quadros em homenagens aos Bartolomeus de Maragojipe. As obras que ficaram expostas pelas ruas do centro de Maragojipe durante todo o mês de agosto, fazendo uma correlação dos diversos Bartolomeus nascidos no município com Padroeiro da cidade, serão entregues aos respectivos donos pelo Secretário de Cultura e Turismo André Reis. "É uma honra entregar esses quadros que deram tanto brilho à Festa de São Bartolomeu. Fico feliz em poder ver no sorriso de cada Memeu a tradução do orgulho em ser Maragojipano", relata André. O evento acontecerá às 16h no Complexo Turístico de Maragojipe (Mercado Alexandre Alves Peixoto).

23 de outubro de 2012

GUARDA MUNICIPAL RECEBE CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS

A Guarda Municipal de Maragojipe está recebendo orientações de Primeiros Socorros da equipe do SAMU para agir em situações de emergências que exija uma ação imediata de forma a resguardar a vida de qualquer pessoas que passar por algum tipo de situação grave. Uma ação importante em prol da sociedade que vai possibilitar um pré atendimento que poderá salvar uma vida. Informações da FEBAGUAM.

INSCRIÇÃO DO CURSO PARA OBTENÇÃO DA PRIMEIRA HABILITAÇÃO ENCERRA EM 10 MINUTOS

As inscrições do curso para obtenção da primeira habilitação da Escola Pública de Trânsito (EPTran), do Detran-Ba, foram encerradas em dez minutos. O formulário de inscrição ficou disponível às 10hs desta terça-feira, 23, no site www.escolapublica.detran.ba.gov.br. Dez minutos depois, as inscrições foram encerradas devido à grande procura e número de acesso excessivo. Segundo a assessoria de comunicação do Detran, o site teve cerca de 1 milhão de acessos, e em um minuto, 2 mil pessoas já estavam inscritas. Os selecionados deverão fazer a pré-matrícula, que consiste na entrega da documentação necessária para validar a inscrição. São exigidos originais e cópias do documento de identidade, CPF, carteira de trabalho (página da foto, da qualificação civil e da identificação do último contrato de trabalho); comprovante de residência ou domicílio (conta de água, luz ou telefone), uma foto 3x4 (atual fundo branco ou azul); histórico escolar do 1º grau (obrigatório), 2º e 3º graus (se cursados) e comprovante de renda (contra-cheque). A lista com os inscritos e data de comparecimento estará disponível no site da Eptran. A matrícula será a fase final do processo de inscrição. O candidato apto nas avaliações físicas, mentais e psicológicas, deverá comparecer ao Detran para a abertura do serviço de obtenção da 1ª habilitação (CNH). O custo para os serviços é de R$ 76,50. Estão inclusos os exames médicos e psicológicos que serão realizados nas clínicas credenciadas pelo Detran. Os alunos terão direito também a todas as aulas teóricas e práticas gratuitamente. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3116/2392 ou 2326

DETRAN ABRE INSCRIÇÃO PARA HABILITAÇÃO GRATUITA

Nesta terça-feira, a partir das 10h, estarão abertas as inscrições para as próximas turmas do curso para obtenção da primeira habilitação na Escola Pública de Trânsito (EPTRAN) do Detran-Ba. Os critérios para os candidatos são: ser maior de 18 anos, ter pelo menos o 1º grau completo, possuir documento de Identidade e CPF, estar desempregado ou empregado com renda igual ou inferior a um salário mínimo e ter estudado toda a vida na rede pública federal, estadual, municipal ou privada com bolsa integral comprovada. Quem não atender aos requisitos exigidos terá a inscrição automaticamente cancelada. A Escola Pública de Trânsito do Detran-Ba vem há sete anos dando oportunidade às pessoas de baixa renda à primeira habilitação, adotando um modelo pedagógico de educação para o trânsito, criando condições para que o estudante conheça a legislação de trânsito vigente no país e tenha concepção formada sobre dirigir veículos defensivamente. Os candidatos interessados deverão acessar o site www.escolapublica.detran.ba.gov.br e preencher o formulário de inscrição, que só estará disponível a partir do horário acima mencionado.

22 de outubro de 2012

PORTO DE NAGÉ TOTALMENTE RECUPERADO

O Porto de Nagé foi totalmente requalificado pela Prefeitura Municipal de Maragojipe e Governo do Estado e agora virou ponto turístico. As melhorias na área vão possibilitar a comunidade local e visitantes usufruir de um excelente espaço de lazer, além de melhorar o ponto de embarque para viajantes e turistas da região e de outras partes do Brasil e  porque não do mundo.
Recuperação Total do Cais/Foto: Enádio
Ponte Recuperada/foto: Enádio

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO BANCO DO BRASIL FOI ALTERADO EM MARAGOJIPE

O Horário de Verão começou neste domingo, 21, e em alguns Estados do Brasil é necessário adiantar os relógios em uma hora. Nos Estados em que não há o horário de verão como a Bahia, alguns serviços, como os bancos, têm seus horários alterados. A Agência do Banco do Brasil de Maragojipe comunica que no período de 22/10/2012 até o dia 17/02/2013, o horário de atendimento ao público será de 09h às 14h. Outros serviços federais, como Casas Lotéricas, também funcionarão pelo horário de verão e encerrarão às atividades uma hora mais cedo. Por isso é importante ficar atento.

21 de outubro de 2012

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇOU E A BAHIA ESTÁ DE FORA

O horário de verão começa no neste domingo, 21, e vai até 17 de fevereiro de 2013. À meia-noite deste sábado, 20, os brasileiros que moram nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, devem adiantar o relógio em uma hora. A Bahia chegou a estudar a possibilidade de aderir ao horário de verão, mas, devido ao alto grau de rejeição da população à medida, o governador Jaques Wagner (PT) decidiu que o estado seguirá o horário convencional adotado em toda a Região Nordeste. Uma pesquisa do governo mostrou que 75% da população baiana são contrários ao horário diferenciado. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.

RECÔNCAVO: FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DA CACHOEIRA

Flica chega ao fim neste domingo
A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), iniciada na quarta-feira, 17, será encerrada neste domingo, 21, com a participação da humorista Maria Paula, que participa da mesa "Elas também riem". Além dela, o evento contará com o professor da Ufba Fernando Conceição, que integra o debate "Polemizar para instigar", no qual discutirá como a polêmica é uma forma de atrair o público. Dentre os convidados desta edição da Flica, o autor espanhol Javier Moro, a romancista portuguesa Inês Pedrosa, o escritor angolano José Eduardo Agualusa e o nigeriano Uzodinma Iweala. Os centenários dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues receberam homenagens, com mesas especiais, com destaque para a participação de Sonia Rodrigues, filha de Nelson Rodrigues. Outra novidade deste ano foi o diálogo entre autores baianos com estrangeiros, como na mesa A Diáspora e seu Avesso, com a participação do baiano João José Reis e do togolês Kangni Alem.

19 de outubro de 2012

PREFEITURA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO ACERCA DO FECHAMENTO DOS POSTOS DE SAÚDE


A Prefeitura Municipal de Maragojipe, através da Secretaria de Saúde, vem a público esclarecer:
Os Postos de Saúde do município, incluindo sede e distritos, foram fechados devido às reformas que estão sendo realizadas, em parceria com o Governo Federal, através do Programa Requalifica. O único posto onde as obras já foram concluídas é o de São Roque do Paraguaçu. A liberação dos recursos está sendo realizada em partes e a previsão de conclusão de cada unidade, de acordo com a empresa FRZ - selecionada em processo licitatório -, é de 45 a 60 dias. Mas a população pode ficar tranquila. Mesmo se as obras não forem concluídas dentro do prazo estabelecido pela FRZ, os recursos já estão garantidos e elas serão completamente terminadas, mesmo que em 2013. Vale ressaltar também que o Conselho Municipal de Saúde está acompanhando e fiscalizando as obras. Além do Hospital Municipal, o Centro de Saúde de Maragojipe será uma referência para os Postos de Saúde que estão provisoriamente fechados na sede do município. Em relação aos postos situados na zona rural, a Unidade Móvel de Saúde irá realizar, uma vez por semana, visitas em cada uma dessas localidades, e os Agentes de Saúde atuam normalmente durante este período. Caso haja alguma dúvida, a população maragojipana pode ligar para a Secretaria Municipal de Saúde (3526-2962/2963/1108) ou Ouvidoria Municipal (0800 284 0011).

18 de outubro de 2012

EBDA DEBATE INDICAÇÃO DE ORIGEM GEOGRÁFICA PARA A FARINHA DE COPIOBA


A tradicional farinha de copioba, produzida no Vale da Copioba, localizado entre os municípios de Nazaré, Maragogipe e São Felipe, no Recôncavo baiano, é famosa pelo seu sabor diferenciado. Por ser mais torrada e de alta qualidade, conquista o paladar de consumidores baianos e caminha para o reconhecimento científico. O assunto será debatido nesta sexta-feira, 19, a partir das 9h, na sede da Secretaria Municipal de Planejamento de Nazaré, por iniciativa de parceria entre a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, para tratar da identificação geográfica da origem do produto. Além do diferencial de qualidade, para conquistar a indicação geográfica, o produto precisa ter notoriedade em relação aos demais produtos disponíveis comercialmente na região. De acordo com o chefe da EBDA em Nazaré, Manoel Brito, a debate tem como finalidade sensibilizar, construir e organizar o ‘1º Seminário de Apresentação Geográfica de Farinha de Copioba’. “O produto já tem sua qualidade e eficácia reconhecida pelos consumidores. A identificação geográfica será a garantia do diferencial em relação aos demais produtos comercializados na região”, afirmou Brito. Segundo ele, a difusão de conhecimento terá como extensão o desenvolvimento socioeconômico e organizacional dos agricultores familiares que trabalham com a produção da farinha.
Fonte: Secom/Governo do Estado

17 de outubro de 2012

ATOR JOSE DE ABREU FAZ DECLARAÇÕES SOBRE NOVELA E POLÍTICA

José de Abreu, 66, acompanha com a mesma intensidade o desfecho de "Avenida Brasil" e a conclusão do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). No caso do folhetim da Globo, que termina na sexta-feira (19), a morte de seu personagem, Nilo, não o elimina da lista de suspeitos do assassinato de Max (Marcello Novaes), seu próprio filho. Em conversa com o jornal Folha de S. Paulo, o ator falou da novela e de política. Entre as declarações sobre o campo político, Abreu disse que "nunca conversei com o Zé [José Dirceu] a respeito das denúncias. Acho que o PT fez o que sempre se fez. É errado? Sim! Mas fez o que sempre se fez". O ator criticou o STF - "O Supremo quer mudar a maneira de fazer política no Brasil. Ótimo, maravilha! Óbvio que tinha que começar com o PT. Então, agora para ser condenado no Brasil basta ser preto, puta, pobre e petista" – e qualificou Zé  Dirceu como "o grande organizador da base [governista]”. Segundo ele, “o PT está virando o Brasil de cabeça para baixo, está colocando uma mulher na Presidência, um negro na presidência do STF, tirando 40 milhões da pobreza, fazendo um cara que sai do Bolsa Família, do ProUni, fazer mestrado em Harvard, ter os primeiros lugares do Enem" e “o PSDB está acabando, o DEM acabou, o partido do Kassab [PSD] conseguiu algumas coisas, mas ele tomou o partido e agora está perdendo força”. Informações da Folha

16 de outubro de 2012

CONFIRA O RESULTADO DAS ELEIÇÕES EM MARAGOJIPE POR SEÇÃO

O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza o resultado por seção das Eleições em Maragojipe, podendo ser acessado no próprio site do TSE ou acessando neste link. Lá podem ser encontradas informações detalhadas sobre cada seção, tanto para a eleição majoritária (prefeito) quanto para proporcional (vereadores), como total de votos, quantidade de eleitores aptos a votar, eleitores faltosos, índice de comparecimento e abstenção.

QUALIFICA BAHIA TEM 740 VAGAS EM CURSOS

O Qualifica Bahia abriu 740 vagas de cursos profissionalizantes em 13 municípios do Recôncavo e Região Metropolitana de Salvador. O programa tem como público-alvo pessoas de baixa renda desempregadas, que tenham idade superior a 18 anos. Os cursos têm carga horária de 160 e 200 horas. Os alunos recebem lanche, camisa e material didático. Lauro de Freitas, Camaçari e Madre de Deus são algumas das cidades participantes. A escolaridade varia de acordo com o curso. Interessados devem levar RG, CPF; PIS, NIS ou Nit nas unidades do SineBahia de cada município. 
Mais informações no site http://www.portaldotrabalho.ba.gov.br/

14 de outubro de 2012

ESTÁ SE COMEMORANDO A VITÓRIA DE VERA OU A DERROTA DE DIGAL?

A cidade em pé de guerra politica é uma tragédia anunciada. Militantes e simpatizantes do PMDB de Maragogipe, utilizam-se de materiais da campanha de Digal para hostilizar os adversários, sem contar o uso de som regado a bombas, que levou alguns até a sair da cidade. A cada ação existe uma reação, ou uma ação contrária, por isso a qualquer momento pode acontecer o pior pelo descontrole emocional dos que ganharam, porque pelas práticas de comemoração, fica claro que o mais importante não foi Vera ganhar, mas sim Digal perder. Quando se faz politica com revanchismo não se consegue atingir a plenitude da alegria, pois táticas de vingança só levam a escolher sempre caminhos errados. Pensando nessas consequências que a Promotora desta Comarca de Maragogipe, Neide Reimão Reis, avisa e esclarece a população maragogipana, principalmente aos simpatizantes, eleitores e militantes de agremiações partidárias, que constituem condutas vedadas e ilícitas as provocações pós-eleições, quais sejam:
Arremesso de bombas e foguetes contra simpatizantes de outras coligações;
Retirada e destruição de material de propaganda eleitoral de outras coligações;
Utilização de músicas, camisas e bandeiras dos partidos de outras coligações;
Utilização de carro de som, mini trios e etc., fazendo provocações nas portas dos candidatos e eleitores dos partidos contrários. A prática das condutas ilícitas ensejará na prisão do infrator.
Telefones para denúncia:
Ministério Público: (075) 3526-1194
Polícia Militar: (075) 9974-1480
Foto e fonte extraídos do Blog Maragojipe Na Veia

12 de outubro de 2012

O QUE SE COMEMORA NO DIA 12 DE OUTUBRO?

Muitos pensam apenas nos dias de folga e no tempo de lazer com a família, mas quase sempre não sabem realmente por quais motivos os feriados acontecem. Ou quando tem alguma informação, esta não é precisa. É exatamente isso o que acontece com o feriado de 12 de outubro. Afinal, você sabe o que se comemora dia 12 de outubro? O dia 12 de outubro compreende duas datas comemorativas, porém, apenas uma delas é considerada feriado nacional: o primeiro e válido significado é o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhor Aparecida. Este dia é marcado por inúmeras manifestações católicas, principalmente na cidade de Aparecida do Norte, no interior do Estado de São Paulo. Uma outra segunda data comemorativa aplicada ao 12 de outubro, é o Dia das Crianças. Apesar de comemorada nacionalmente, o Dia das Crianças não caracteriza um feriado nacional, dúvida que é geral entre os brasileiros. Apesar dos pesares, o que importa mesmo é que no dia 12 de Outubro temos duas comemorações importantes, em diferentes nichos: o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças!

Fonte: Aprocura

11 de outubro de 2012

PRESIDENTE DILMA ASSINA DECRETO QUE REGULAMENTA LEI DE COTAS


A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta quarta-feira (11) o decreto que regulamenta a Lei de Cotas, sancionada no fim de agosto. As regras serão publicadas na edição de segunda-feira, 15, do Diário Oficial da União, de acordo com o Ministério da Educação. A lei prevê que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição proporcional das vagas entre negros, pardos e indígenas. O decreto deverá detalhar as regras e o cronograma de implementação do novo sistema de distribuição de vagas no sistema federal de ensino superior. As universidades e institutos federais terão quatro anos para implantar progressivamente o percentual de reserva de vagas estabelecido pela lei, mesmo as que já adotam algum tipo de sistema afirmativo na seleção de estudantes. A regulamentação também deverá criar mecanismos para compensar eventuais diferenças entre alunos que ingressaram pelas cotas e os egressos do sistema universal, como aulas de reforço. As informações são da Agência Brasil. 
Fonte: Correio

GOVERNADOR WAGNER SUSPENDE HORÁRIO DE VERÃO NA BAHIA

Após anunciar que a Bahia faria parte do horário de verão pelo segundo ano consecutivo, o Governador Jaques Wagner (PT) mudou de posicionamento. Em uma entrevista à TV Itapoan na manhã desta quinta-feira (11), o Governador anunciou a adesão do horário de  verão no estado da Bahia em 2012. De acordo com Wagner, a decisão foi revertida após ele receber os resultados de uma pesquisa de opinião encomendada por ele, na qual a rejeição ao horário de verão, resolvi revogar a minha decisão", anunciou Wagner. "Eu sou Governador, não sou dono da Bahia, e não posso ficar bringando com a população inteira. O Estado não vai ter prejuízo, porque todo mundo sabe que a economia de energia é pequena na Bahia". Ainda conforme Wagner, a mudança no posicionamento foi tomado por volta das 23h de ontem, e anunciada para o Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão. "Eu não tenho nenhuma vergonha disso, pelo contrário. Como Governador você ouve a opinião da população e ajusta sua decisão" concluiu Jaques Wagner.

PROMOTORA DE JUSTIÇA PROÍBE PROVOCAÇÕES E BOMBAS NO PÓS-ELEITORAL

A Promotora Pública de Maragogipe Neide Reimão Reis, acabou de anunciar as condutas vedadas e ilícitas pós-período eleitoral, qualquer tipo de bombas nas ruas e locais perto das casas e provocações aos candidatos, simpatizantes e eleitores dos partidos que não obtiveram a vitória no último pleito eleitoral; ou uso indevido da propaganda eleitoral da agremiação partidária, como forma de diminuir ou menosprezar essas pessoas e partidos políticos. É portanto, proibido qualquer tipo de provocação, uso de carro de som com músicas provocativas, arremessos de bombas e foguetes, retirada de material eleitoral de outras eleições e outros tipos de agressões. Caso, estas ações continuem a serem executadas, o cidadão será preso, imediatamente.

Telefones para denúncia:
Ministério Público: (075) 3526-1194
Polícia Militar: (075) 9974-1480
 
Facebook: Zevaldo Sousa

RESOLUÇÃO DO TCM PARA TRANSIÇÃO MUNICIPAL

R E S O L U Ç Ã O nº 1311/2012
Disciplina as providências a serem adotadas pelos Municípios para a transmissão de cargos de Prefeitos, Vice-Prefeitos Municipais e Presidentes de Câmara, e dá outras providências.

O TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições e com fundamento no art. 1º, XXII e XXV, da Lei Complementar nº 6, de 06.12.91, no art. 4º, IX e XXIII, da Resolução TCM nº 627/02, o Regimento Interno da Corte, e considerando que:
 
a) a não utilização dos procedimentos legais e administrativos inerentes à posse de gestores municipais acarretará prejuízos ao funcionamento das Comunas e Câmaras;
b) a ausência de regras que disciplinem e regulamentem as transmissões de cargos poderá não somente ocasionar questões formais insuperáveis como também prejudicar o patrimônio municipal;
c) o Sistema de Controle Interno do Município deverá zelar pela fiel observância das orientações, normas e regras contidas nesta Resolução;
d) o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia tem a atribuição constitucional de orientar os órgãos e entidades municipais que lhe são jurisdicionados;
e) a transmissão do Poder deverá ser promovida pelo gestor de forma a resguardar o interesse público;
 
R E S O L V E:
 
CAPÍTULO I
DAS OBRIGAÇÕES DOS GESTORES MUNICIPAIS EM TÉRMINO DE MANDATO
 
Art. 1º Os Prefeitos e Presidentes de Câmara que estão encerrando o mandato constituirão, nos órgãos que dirigem, uma Comissão de Transmissão de Governo incumbida de repassar informações e documentos aos representantes da nova administração, de modo a não inibir, prejudicar ou retardar as ações e serviços encetados em prol da comunidade, evitando a descontinuidade administrativa no município.
Parágrafo único. A Comissão de que trata este artigo será constituída com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da posse dos eleitos e transmissão dos respectivos cargos.
Art. 2º A Comissão terá, preferencialmente, a seguinte composição:
I – na Prefeitura:
a) o Secretário de Finanças;
b) o Secretário de Administração;
c) o responsável pelo Sistema de Controle Interno Municipal;
d) o responsável pelo Setor Contábil;
e) 2 (dois) ou mais representantes do Prefeito eleito.
II – na Câmara:
a) no máximo 3 (três) servidores da Câmara, indicados pelo atual Presidente;
b) o responsável pelo Sistema de Controle Interno;
c) o responsável pelo Setor Contábil;
d) 2 (dois) ou mais representantes do Presidente da Câmara eleito.
Art. 3º O atual Prefeito encaminhará à Comissão de Transmissão de Governo, no prazo de 05 (cinco) dias após a constituição da mesma, o Plano Plurianual, o Orçamento Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias, contendo os Anexos de Metas e Riscos Fiscais para o exercício seguinte, nos termos dos arts. 4º e 5º da Lei Complementar nº 101/00, a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Art. 4º Além da documentação mencionada no artigo anterior, compete ainda ao Prefeito e ao Presidente da Câmara (no que couber a este último) o encaminhamento à Comissão de Transmissão de Governo, até 31 de janeiro, a seguinte documentação:
I – Termo de Verificação de Saldo em Caixa, no qual se registrará o valor, em moeda corrente, e os cheques em poder da Tesouraria, encontrados nos cofres da Prefeitura ou da Câmara em 31 de dezembro do exercício que se encerra, assinado  pela Comissão instituída através de Ato dos respectivos gestores, conforme determina a Resolução TCM nº 1060/05, art. 9º, item 20 e art. 10 item 2;
II – Termo de Verificação de Saldos Bancários, do qual constará o saldo da conta-corrente da Prefeitura ou Câmara em bancos, anexando-se extrato que indique o valor existente no banco em 31 de dezembro do exercício que se encerra, acompanhado da respectiva conciliação bancária,  devidamente, assinados pelo Gestor, Tesoureiro e Contador;
III – Relação das Contas Bancárias, a qual deverá indicar o nome do banco e o número da conta;
IV – Relação de valores pertencentes a terceiros, como, por exemplo, cauções, cautelas etc.;
V – Demonstrativo dos Restos a Pagar referentes a exercícios anteriores e aqueles relativos ao exercício que se encerra, com cópias anexas dos respectivos empenhos, distinguindo-se os processados dos não processados, contendo:
a) o número de ordem, pela numeração dos empenhos, a dotação, com os respectivos valores e nomes dos credores;
b) o número da inscrição do credor no CNPJ ou CPF;
c) a data do contrato, do empenho e, se processados, a data da liquidação.
VI – Relação dos Precatórios pendentes de pagamento;
VII – Demonstrativo da Dívida Fundada Interna, contendo lei autorizativa, objeto, data do contrato, prazo de pagamento, valor principal, valor dos encargos, número de parcelas a pagar, montante autorizado e saldo a pagar, acompanhado das certidões ou extratos emitidos pelos órgãos pertinentes;
VIII – Relação das Obrigações de Longo Prazo, decorrentes de contratos de execução de obras, consórcios, convênios e outros assemelhados, destacando-se o que já foi pago e o saldo a pagar;
IX – Relação de valores e títulos da Dívida Ativa Tributária e Não Tributária, corrigidos e discriminados por contribuintes;
X – Relação atualizada em 31 de dezembro do exercício que se encerra dos bens patrimoniais, indicando-se sua alocação, por setor, e números dos respectivos tombamentos;
XI – Relação dos Bens de Consumo existentes em almoxarifado em 31 de dezembro do exercício que se encerra;
XII – Relatório de Controle Interno, abordando as exigências da Resolução TCM nº 1120/05, acompanhado da declaração assinada pelo gestor, dando ciência do conteúdo do referido relatório;
XIII – Relação das obras e dos serviços de engenharia executados e em execução no município, de acordo com as informações declaratórias constantes no  Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA;
XIV – Levantamento da situação dos servidores, de acordo com as informações declaratórias contida no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, contendo o quantitativo de:
a) servidores em cargo efetivo;
b) servidores em cargo comissionado;
c) servidores em cargo celetista;
d) servidores com função gratificada;
e) servidores à disposição;
f) trabalhadores temporários; e
g) agentes políticos.
XV – relação de concursos públicos realizados e em realização, indicando-se os homologados no exercício, os que estão em andamento e aqueles que se encontram dentro do prazo de validade;
XVI – relação de pendências em pagamentos de servidores, se houver;
XVII – relação de entidades civis que receberam recursos públicos municipais a título de subvenção, contribuição ou auxílio, Organização Social – OS e Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP e as que deles não prestaram contas, informando o valor repassado.
XVIII– relação de contratos administrativos de despesas continuadas;
XIX – relação de atrasos no recolhimento de contribuições previdenciárias e patronais, se houver;
XX – relação de ações em Juízo a favor ou contra a Fazenda Pública Municipal;
XXI – Livros contábeis e administrativos estabelecidos na Resolução TCM nº 612/02;
XXII – Cadastro Tributário e Fiscal dos contribuintes do município;
XXIII - relação dos Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo em tramitação na Câmara Municipal;
XXIV– Cópia da Legislação básica do Município, tais como:
a) Lei Orgânica do Município;
b) Leis Complementares à Lei Orgânica, se ocorrerem;
c) Regimentos Internos das entidades da administração municipal;
d) Lei de Organização do Quadro de Pessoal;
e) Estatuto dos Servidores Públicos, ou norma subsidiariamente utilizada;
f) legislação tributária;
g) Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e legislação pertinente;
h) leis que disciplinem:
1. concessão de diárias;
2. fixação de subsídios de agentes políticos;
3. concessão de adiantamentos;
4. contratação temporária de mão-de-obra;
5. concessão de subvenções sociais;
6. licitações e contratos administrativos.
i) outras normas correlatas.
XXV – Demonstrativos de Despesas e Receitas Orçamentárias e Extraorçamentárias do mês de dezembro;
XXVI – Demonstrativo das Contas do Razão Analítico e o Sintético referente ao mês de dezembro;
XXVII – Demonstrativo da Dívida Flutuante (Anexo 17 da Lei 4.320/64), acompanhado da relação analítica que compõe a referida dívida;
XXVIII - relação analítica dos elementos que compõe o Ativo Realizável;
XXIX –relação dos gastos com publicidade, de acordo com as informações declaradas no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA;
XXX – comprovante da remessa dos dados enviados ao Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, referentes ao mês de dezembro, observando os prazos e normas contidos na Resolução TCM nº 1282/09 e suas alterações;
§ 1º Os documentos encaminhados à Comissão de Transmissão de Governo serão emitidos em papel timbrado e subscritos:
I – na Prefeitura, pelo Prefeito e autoridades competentes da administração que se encerra;
II – nas Câmaras, pelo Presidente que está deixando o cargo e por membros da Mesa.
§ 2º Ao encerrar suas atividades, a Comissão de Transmissão de Governo, elaborará relatório conclusivo, remetendo-o, no prazo máximo de 40 (quarenta) dias após o término do exercício em que ocorreram as eleições, ao gestor que está deixando o cargo, ao gestor eleito, juntamente com a documentação recebida e à Mesa Diretora da Câmara.
§ 3º O relatório de que trata o parágrafo anterior será parte integrante dos respectivos Termos de Transmissão de Cargo.
Art. 5º A não constituição da Comissão de Transmissão de Governo pelo gestor anterior poderá ocasionar a rejeição de suas contas anuais referentes ao último ano de mandato.
 
CAPÍTULO II
DOS PROCEDIMENTOS A CARGO DOS GESTORES QUE ESTÃO INICIANDO O MANDATO

Art. 6º O Prefeito e o Presidente da Câmara em início de mandato deverão:
I – realizar a alteração dos cartões de assinatura nos estabelecimentos bancários em que a Prefeitura e a Câmara mantenham conta-corrente;
II – receber os levantamentos e demonstrativos elaborados pela Comissão de Transmissão e emitir os respectivos recibos, nos quais constará a ressalva de que a exatidão dos números e das informações deles constantes será posteriormente conferida e validada, se for o caso;
III – encaminhar ao Tribunal de Contas dos Municípios e à Câmara Municipal respectiva cópia do relatório elaborado pela Comissão de Transmissão de Governo, em até 5 (cinco) dias úteis após o recebimento.
IV – nomear uma Comissão, com conhecimentos técnicos nas áreas orçamentária, financeira e patrimonial, que terá como atribuição analisar os levantamentos e demonstrativos elaborados pela Comissão de Transmissão de Governo e sobre eles emitir relatório conclusivo;
V - enviar ao Tribunal de Contas dos Municípios e à Câmara Municipal respectiva, até 31 de março do exercício em que se iniciou seu mandato, o relatório conclusivo elaborado pela Comissão citada no inciso anterior.
Art. 7º Por ocasião dos exames efetuados, caso seja constatada inobservância das normas constantes desta Resolução, ausência de informações que propiciem o conhecimento da situação orçamentária, contábil, financeira e patrimonial do órgão ou informações inverídicas fornecidas pelo gestor anterior, a Comissão referida no inciso IV do art. 6º elaborará relatório conclusivo, encaminhando-o ao Prefeito eleito, o qual comunicará o fato à Câmara Municipal e ao Tribunal de Contas dos Municípios, até 31 de março do exercício, para as providencias cabíveis.
 
CAPÍTULO III
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 8º Integrarão as contas municipais do exercício em que houve substituição de gestores as cópias dos Termos de Posse, contendo a Declaração de Bens do gestor que findou seu mandato e a do gestor  recém-empossado, além do Termo de Transmissão de Cargo.
Art. 9º O gestor que findou seu mandato deixará devidamente preparadas as contas referentes ao exercício no qual se deram as eleições e comunicará formalmente a adoção dessa providência ao Tribunal de Contas dos Municípios até o último dia de março do exercício subsequente a sua gestão, encaminhando ainda:
I – relatório de suas atividades no exercício em que ocorreram as eleições;
II - endereço atualizado com o respectivo comprovante;
Art. 10.  As determinações constantes desta Resolução aplicam-se, no que for pertinente, aos Prefeitos e Presidentes de Câmaras reeleitos.
Art. 11. Modelos dos demonstrativos, termos de verificação, de posse e de transmissão de cargos, bem como de relações outras constantes desta norma estarão à disposição dos interessados no site do Tribunal www.tcm.ba.gov.br.
Art. 12. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 13. Revogam-se as disposições em contrário, especialmente a Resolução TCM nº 1270/08.
 
SALA DAS SESSÕES DO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA, em 29 de agosto de 2012.
 
Conselheiro Paulo Maracajá Pereira
Presidente
 
Conselheiro Fernando Vita
Vice-Presidente
 
Conselheiro Raimundo Moreira
Corregedor
 
Conselheiro José Alfredo Rocha Dias 
 
Conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto

Conselheiro Paolo Marconi 
 
Conselheiro Plínio Carneiro Filho