14 de dezembro de 2012

EEP INICIOU A OPERAÇÃO DE DRAGAGEM E MANTERÁ POR 12 SEMANAS

A dragagem da área do EEP começou sua operação no dia 12 de dezembro de 2012, mantendo-se por 12 semanas consecutivas. Durante os primeiros dias de dezembro foram instaladas as boias de sinalização seguido da chegada dos quatro navios-draga: um de corte e sucção e três de transporte. Também estarão operando na área os Rebocadores DN91 e Muticat DN46 como apoio além de Lancha para batimetrias e transporte de tripulação.

ÁREA DE DRAGAGEM
CONEXÃO ENTRE DRAGA DE CORTE (CSD) E DRAGAS DE  TRANSPORTE (THSD)
Os navios operantes (de transporte) na área de dragagem terão sua possibilidade de movimentação limitada devido às operações de carga. Todos os equipamentos (navios draga) nesta área, além das sinalizações previstas por normas, estarão iluminados de maneira completa durante as operações noturnas a fim de garantir uma melhor visibilidade.

INSTALAÇÃO DAS BOIAS DE SINALIZAÇÃO
O EEP informa a toda comunidade de Maragojipe e região que no próximo dia 03 de dezembro de 2012, segunda-feira, iniciou a instalação das boias de sinalização. A ação faz parte da etapa de dragagem de aprofundamento, prevista para ter início ainda na primeira quinzena de dezembro.

CHEGADA DOS NAVIOS
Os navios-draga estão a caminho de Salvador e dentro de poucos dias estarão na região para iniciar a etapa de dragagem.

ÁREA DE ESPERA DOS NAVIOS DRAGA DE TRANSPORTE (TSHD)
Os navios draga estarão em espera com plena manobrabilidade (não ancorados), limitado unicamente pelo calado do navio. Todos os navios draga terão batimetrias constantemente atualizadas a bordo a fim de ter todas as informações necessárias para efetuar manobras com plena segurança. Os navios draga estarão com radar ativo e em escuta, entre outro, no canal 16 VHF.

PERCURSO DA ÁREA DE DRAGAGEM ATÉ A ÁREA DE DESPEJO
Cada navio draga de transporte fará 2 ou 3 viagens por dia, durante 24hs. Os sedimentos dragados serão transportados e despejados em aterro oceânico localizado a 65 km de distância do EEP, na vertente oceânica de Salvador, com 4 milhas náuticas de raio tendo como centro a coordenada 13º09’S; 38º25’W, conforme “Normas de Procedimentos da Capitania dos Portos da Bahia”.

MEDIDAS COMPENSATÓRIAS
O EEP informa que já iniciou o diálogo com o Ministério Público objetivando o estabelecimento das medidas compensatórias. O EEP garante que as comunidades serão participantes ativas no processo de negociação e no acompanhamento da dragagem.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Conforme amplamente divulgado, o EEP disponibilizou nas reuniões públicas canal de comunicação para as comunidades se manifestarem com críticas, dúvidas, sugestões ou elogios. E-mail: dragagemeep@gmail.com
A comunicação com a equipe técnica poderá ser realizada em 16 VHF, ou ainda com o Agente Marítimo Wilson Sons: (71) 8282-7023.

Matéria extraída do Blog do Zevaldo Sousa

Nenhum comentário: