19 de novembro de 2012

PROCESSO DE DRAGAGEM DE APROFUNDAMENTO DO RIO PARAGUAÇU

O Estaleiro Enseada do Paraguaçu realizou na tarde desta segunda-feira, 19, uma reunião com a comunidade maragojipana e de regiões circunvizinhas para apresentar e discutir o processo de Dragagem de aprofundamento que irá retirar uma quantidade de solo mole (lama) do fundo do rio para construção do cais de atracação e do Dique Seco. Quatro navios-draga trabalharão dia e noite durante 12 semanas seguidas para finalizar a atividade no menor tempo possível. A previsão para o término deste processo será em fevereiro de 2013. 
A preocupação das comunidades pesqueiras da região é do impacto que isto ocasionará com a dragagem desta lama e os problemas que o povo da Enseada e São Roque poderão enfrentar. Para a empresa responsável pela operação, não deverá ocorrer o transbordamento do material dragado nestes navios durante o transporte, o que significa que será reduzida ao máximo a situação de água turva. Quanto ao isolamento da área será preciso delimitar uma área de segurança de 150 metros. 
Nesta área não poderá haver circulação de embarcações, assim como a realização de pesca ou mariscagem. Diante disto, O EEP (Estaleiro Enseada do Paraguaçu) está possibilitando às comunidades opinar e tirar as dúvidas a partir destas reuniões com as autoridades responsáveis. Estiveram presente durante o evento: a Promotora Neide Reimão, o vice prefeito eleito Dr. Ademar, Secretários da Prefeitura, além de outras lideranças.
Fonte: Maragojipe 24h/Boletim Informativo EEP

Nenhum comentário: