14 de junho de 2012

FESTA DO GLORIOSO SANTO ANTÔNIO ENCERRA COM CHAVE DE OURO

O cenário estava montado. Tudo pronto para o último dia de louvor ao Glorioso Santo Antônio, no bairro do Saboeiro. O céu estava lindo, sem sinal de chuva. E, por tal motivo, não houve trabalho pra colocar a fogueira pra queimar. Eram exatamente 18h e a Capela já não cabia mais de tanta gente. Após treze noites de orações e graças, chegava a hora da última trezena de Santo Antônio de Pádua e Lisboa.
Vendo deste ângulo dá pra se ter uma noção de como estava a Capela e seus arredores. Ninguém queria nem podia ficar de fora desse dia de festa e louvor. O colorido dos balões e das bandeirolas e as chamas da fogueira, faziam daquela noite um momento único, de pura devoção e amor a um dos Santos mais queridos da Igreja Católica.
A última trezena foi rápida, como já era esperado, em virtude da missa que viria logo em seguida. A celebração solene começou por volta das 20h, sendo presidida pelo Vigário Paroquial, Pe. Matheus. Na sua homilia, o sacerdote relatou um pouco da vida de Santo Antônio, colocando suas virtudes e enfatizando a humildade e caridade, características marcantes da vida deste grande Santo.
Ao final da celebração, os fiéis deram início à procissão, que percorreu diversas ruas de nossa cidade. A primeira imagem a deixar a Capela foi de São Tarcísio, patrono da Cruzada Eucarística Infantil.
A segunda imagem a descer as escadarias foi a de Santo Antônio, sendo disputada por muitos fiéis. A esta altura todos os espaços na frente da Capela estavam preenchidos. Sob aplausos e cânticos, a imagem deixou sua casa para abençoar seu povo devoto maragojipano.
Por fim, os fiéis desceram a imagem de Santa Maria Gorete, que neste ano participou da procissão de Santo Antônio. A partir dai a procissão começou e as músicas ficaram à cargo da Filarmônica Dois de Julho, presente na grande festa do Padroeiro do bairro do Saboeiro.
Encerrada a procissão, chegava a hora de curtir uma boa música, com cânticos a Santo Antônio, na voz de Jota Veloso. Em cima de um coreto improvisado - e bem montado - diga-se de passagem, o artista colocou todo mundo pra cantar os antigos sucessos que marcaram e continuam marcando época.
Sem dúvida, a festa de Santo Antônio deste ano teve um gostinho especial. A cada ano aumenta o número de devotos; a Comissão de Festas, sob a coordenação de nosso irmão Benivaldo, sempre realiza um belo trabalho, mesmo com todas as dificuldades. Queremos destacar também a Secretaria de Cultura e Turismo que, com todo empenho, deixou o bairro a caráter para a festa. Enfim, parabenizar a todos que sempre fazem acontecer todos os anos a festa de Santo Antônio. Que Ele abençoe a cada um e sempre dê forças para caminharmos nesse grande propósito de servi-lo com amor e devoção. Até 2013...

Nenhum comentário: