31 de maio de 2012

COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA ENCERRA O MÊS DE MAIO EM NOSSA PARÓQUIA

Muita expectativa para a última noite de maio na Igreja Matriz de São Bartolomeu. Logo nas primeira horas da noite, a Igreja foi aberta e os profissionais de fotografia e filmagem checaram os últimos ajustes para a cerimônia especial da coroação da Mãe de Jesus. Na foto, podemos observar nosso amigo fotógrafo Artur Lameira, verificando o altar e o cenário onde os anjos iriam se acomodar.
Tudo feito com muito zelo e amor pelos nossos irmãos responsáveis pela ornamentação do Templo, a destacar Sócrates, Fernando, Almir, Élson, Alessandro - e demais jovens comprometidos com as tradições de nossa Igreja.
A Igreja, como sempre em todas as noites do mês de maio, estava lotada de fiéis e, hoje, em especial, com um número bem maior de irmãos - todos curiosos e devotos da coroação de Nossa Senhora, gesto centenário em nossa Paróquia. O mês mariano é realizado há mais de cem anos em Maragojipe, sob a coordenação da Pia União das Filhas de Maria, hoje presidida por Marinalva da Paixão Andrade, ou simplesmente Nalvinha.
A cada noite, a presença do Santíssimo Sacramento, abençoando toda a assembléia. Um momento de profunda fé e amor a Jesus Eucarístico. Belos cânticos foram entoados pelo Coral Maria Imaculada e Santa Cecília e muitas emoções foram sentidas. Graças alcançadas e pedidos renovados. Assim é a nossa fé, a fé que cura, que liberta e que transforma nossos corações. "Uma verdadeira maravilha de Deus", já dizia nosso pároco Reginaldo. 
Ao final da bênção do Santíssimo Sacramento, o momento mais aguardado da noite. A chegada da jovem coroante Amanda e os demais anjos que irão participar da bela demonstração de amor e carinho à Nossa Senhora. Diga-se de passagem, a roupa da coroante e dos demais anjos estava belíssima. Talvez tenha sido o último trabalho do saudoso Eliezer Cesar, nosso amigo Tico, falecido na última segunda-feira. Quanta beleza e encantamento!
Muito cuidado na arrumação, para que tudo transcorra bem e sem problemas. Pouco a pouco os anjos foram se acomodando em seus lugares. No topo mais alto, a imagem da Virgem Maria, a coroante Amanda e os anjos postulantes a coroar a Mãe de Jesus no próximo ano.
Lugares ocupados, é hora de começar os cânticos de louvor. Cada anjo designada a louvar a Virgem Maria, canta com muita emoção e fé. O microfone vai passando de mão em mão e a expectativa só faz aumentar com a proximidade do último canto que encerrará a coroação. Neste momento todos viram fotógrafos e os lugares ao redor do presbitério já não existem.
Luz, câmera, ação! Chegou a tão esperada hora. Após o cântico da coroante Amanda, Nossa Senhora é enfim coroada como Rainha do Céu. Um momento de muita fé e amor. A emoção estampada em cada anjo, nos familiares e nos fiéis que acompanharam essa linda cerimônia.
Parabéns a Pia União das Filhas de Maria, por promoverem há mais de cem anos o mês mariano em nossa Paróquia; parabéns a todos os responsáveis pela organização, ornamentação, zelo e coordenação da nossa Igreja Matriz; parabéns à coroante Amanda, seus pais Sidnei e Carla e a todo o povo de Deus que encanta e nos faz seguir em frente na fé e no amor à Cristo e a Maria. Como disse o Coral, "já sentimos saudade do mês de maio..."

Nenhum comentário: