2 de março de 2012

DEPUTADO LUIS ALBERTO TRATA DA QUESTÃO DA SEGURANÇA COM SECRETÁRIO DO ESTADO

Preocupado com a situação atual da segurança pública no Recôncavo baiano, mais precisamente em Maragojipe, o deputado federal Luiz Alberto (PT/BA), que é natural do município, solicitou uma audiência com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, realizada nesta sexta-feira, 02, em Salvador. Na pauta, o parlamentar petista solicitou a renovação do efetivo policial maragojipano e celeridade na inauguração da nova delegacia da cidade. “Uma cidade com 43 mil habitantes precisa ter um efetivo policial maior, ainda mais pelo fato que há a iminência de a população local crescer, com a instalação do novo Polo Naval, que será inaugurado até o final deste mês, pela presidenta Dilma Rousseff, que irá àquele município”, ressaltou Luiz Alberto. O deputado maragojipano explicou ao secretário Maurício Barbosa que o ponto chave que agrava a situação da segurança pública em Maragojipe são as drogas. Luiz Alberto lembrou o recente episódio da morte de um jovem pescador, no Carnaval do município, este ano, com suspeitas de ter sido praticado por traficantes. “A população tem ido às ruas, quase diariamente, protestar contra esse crime”, disse o parlamentar. Luiz Alberto agradeceu o secretário da SSP, em nome do prefeito Silvio Ataliba, pelo envio de um novo delegado para o município e pela condução das ações que colocaram um fim na greve de parte da Polícia Militar, no mês passado. O secretário Maurício Barbosa prometeu verificar a possibilidade de atender às demandas expostas pelo deputado, em relação à Maragojipe.

Outros municípios

Luiz Alberto estava acompanhado do vice-prefeito do município de Serra do Ramalho, Bartolomeu Guedes (PT), e a vice-prefeita de São Felipe, Cilda Meire (PT), que expuseram à Maurício Barbosa as demandas de seus municípios na área de segurança pública. As instalações da atual delegacia de São Felipe, município que já pertenceu à Maragojipe, estão precárias, segundo a vice-prefeita. “Lá não tem condição nenhuma de manter presos perigosos, pois as instalações não oferecem segurança”, relatou Cilda Meire. Para ela, o secretário da SSP disse que irá verificar o cronograma de obras da Secretaria e tentar dar uma acelerada no que diz respeito à São Felipe. Já em Serra do Ramalho, cidade que fica na região de Bom Jesus da Lapa, o medo da população pelos recentes dois assaltos seguidos à agências bancárias preocupa, conforme narrou o vice-prefeito. Bartolomeu explicou que o fato de o município ser dividido em sede e mais 20 agrovilas, fragmentadas territorialmente, dificulta ações de policiamento. Para ele, o efetivo policial também é pequeno para a região. Maurício Barbosa afirmou, sobre este assunto, que vai ver a possibilidade de aumentar o efetivo da cidade, com os policiais militares que estão se formando agora. Luiz Alberto apresentou ao secretário de Segurança Pública também a condição do município de Sítio do Mato, no qual a população está sofrendo com a ação criminosa de uma quadrilha, que vem aterrorizando o lugar e fez um pedido para reforço na segurança. Barbosa prometeu que dará uma resposta às solicitações dos municípios e que fará com o coordenador de segurança de cada região, para pensar alternativas para solucionar os problemas.

Um comentário:

Salvador Lopes disse...

A noticia acima não tem nada a ver com este comentário, apenas quero aproveitar aqui o espaço para dizer a vocês do Portal da Cidade, que foi bom o esclarecimento sobre o calçamento do Lgo. São José, da foto ilustrativa polemizada em outro blog.
Todavia, o que eles fizeram é tão PEQUENO em se tratando de colega de comunicação local, que o melhor era ignorá-los. O motivo é meramente político. Falar mal tornou-se para uns sinônimo de boa informação e talvez de intelectualidade, ainda que sem fundamento. Postam até comentários anônimos ofensivos conforme sua conveniência. Quem divulga os acertos, é puxa-saco, é bajulador. Eles não!, seja do lado do "padre ou do pastor".
Bola pra frente rapaziada, afinal de contas vocês não estão disputando espaço político nem econômico com ninguém.
Um abraço.