28 de fevereiro de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A HOMENAGEM DA PORTELA AO CARNAVAL DE MARAGOJIPE

Diante dos fatos ocorridos no último carnaval, a Prefeitura de Maragojipe, através da secretaria municipal de Cultura e Turismo, vem esclarecer à população acerca da homenagem feita pela escola de samba carioca Portela ao Carnaval de Maragojipe:

• Após ser informada da referência do enredo da escola de samba Portela sobre a Bahia, a secretaria municipal de Cultura e Turismo manteve vários contatos, tanto com a escola, quanto com a Bahiatursa [órgão responsável pela articulação entre o Governo do Estado e a Portela] para viabilizar a inclusão do Carnaval de Maragojipe no conteúdo das expressividades culturais da Bahia.

• A confirmação da inclusão do Carnaval de Maragojipe se deu pelo próprio presidente da Portela, Nilo Figueiredo, quando da visita dos secretários Luiz Carlos Brasileiro e Domingos Leonnelli ao Rio de Janeiro, em dezembro último. Na ocasião, o presidente Nilo afirmou que o carnaval maragojipano comporia uma das quatro alas em homenagem ao carnaval da Bahia.

• Após a confirmação, a Prefeitura de Maragojipe fez um amplo trabalho de promoção do carnaval maragojipano associado à homenagem da escola de samba.

• Leiam toda a matéria e vejam todas as fotos clicando em mais informações abaixo:

• No dia 04 de fevereiro, Maragojipe foi convidado para participar do evento de reinauguração da sede da escola de samba, no Rio de Janeiro, sendo um dos destaques da festa. Realizou-se uma apresentação com grupos de mascarados e orquestra popular.

• No dia 12 de fevereiro, houve a participação de Mestre Sala, Porta Bandeira e Passistas da Portela no Grito do Carnaval de Maragojipe.

• Paralelo a todo esse processo, houve o contato de uma produtora cultual, que cuidava da produção da escola de samba, oferecendo proposta financeira para uma veiculação do Carnaval de Maragojipe durante a transmissão ao vivo do desfile.

• A proposta inicial era de R$ 350.000,00 [trezentos e cinquenta mil reais] e, após várias negociações, reduziu-se para R$ 80.000,00 [oitenta mil reais], para uma citação do carnaval durante a transmissão.

• A Prefeitura de Maragojipe tentou por diversas vezes viabilizar tal quantia através de patrocínio de empresas privadas. Inicialmente foi confirmada a parceria para a disponibilização do recurso, porém, na semana que antecedeu ao carnaval, tal acordo não se concretizou por motivos burocráticos.

• A Prefeitura de Maragojipe emitiu documento assumindo compromisso de intervir junto à empresa que se colocou à disposição para fornecer o patrocínio, para que o mesmo se concretizasse após o carnaval, porém não houve o fechamento do acordo.

• A escola de samba Portela fez uma grande e bela homenagem à Maragojipe: deu destaque ao carnaval maragojipano na sua revista [com mais 100 mil exemplares] e fez total referência ao município no seu desfile na Sapucaí, porém omitido pela transmissão ao vivo através da televisão.

• O carnaval de Maragojipe foi homenageado pela Ala Mandarim, juntando-se à Ala Passistas - Ilê Ayê; Ala Bateria/Comunidade - Filhos de Gandhy; Ala Um Sorriso No Caminho - Olodum, além do Carro Alegórico “O Canto dessa Cidade”, cujo destaque foi Daniela Mercury. Todas essas alas, mais o carro alegórico, fizeram referência ao carnaval da Bahia.

• A prefeitura de Maragojipe decidiu por não pagar o respectivo valor com recursos próprios, pois entende que existem outras prioridades, com ações mais importantes, para a aplicação do recurso público.

Diante do exposto, a Prefeitura de Maragojipe, através da secretaria municipal de Cultura e Turismo, vem lamentar o ocorrido e solicitar a compreensão de todos, afirmando, com toda a convicção, reconhecer que o Carnaval de Maragojipe é muito mais importante que fatos isolados como esse.

Agradece também ao reconhecimento e homenagem prestados pela Escola de Samba Portela.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Maragojipe


Maragojipano durante apresentação da Escola



Nenhum comentário: