19 de janeiro de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA EQUIPE DO PSF

REPORTAGEM FRAUDADA GERA CALÚNIAS CONTRA O PSF DE COQUEIROS
- Nota de Esclarecimento sobre a Cobertura Jornalística do Fechamento Provisório da USF de Coqueiros
Durante os dias 16 e 17 janeiro, diante da falta crônica de fornecimento de materiais de limpeza pela Secretaria Municipal de Saúde de Maragogipe, a Unidade de Saúde da Família de Coqueiros, conforme notificado com 1 semana de antecedência, teve de fechar as portas para não por em risco a saúde da população e dos trabalhadores. Durante a tarde do dia 17 foi conseguido através do Sr. Lenílson, chefe do setor de Limpeza Urbana de Coqueiros, materiais de limpeza junto à Secretaria de Infra-Estrutura e Meio Ambiente. Através de uma limpeza severa na tarde do dia 17 e manhã do dia 18, com grande empenho da equipe, conseguimos reabrir o posto de saúde e retomamos os atendimentos normalmente dentro da unidade. Neste período, a equipe foi surpreendida pelo repórter Juraci Rebouças, funcionário da RadioVox - situada na cidade de Muritiba, há cerca de 20Km de Maragogipe – que, alegando "interesses jornalísticos", veio ao distrito de Coqueiros supostamente para acompanhar a situação do Posto de Saúde. Após entrar na unidade e fazer algumas perguntas, tirou várias fotos das salas e estrutura externa enquanto a equipe realizava a produção mensal. No dia seguinte, fomos surpreendidos em dobro com a notícia de 2 moradores que afirmavam estar indignados com as mentiras publicadas na Matéria divulgada pelo Blog do repórter Juraci Rebouças. “Ele não quer ajudar em nada, quer fazer enxame e sobrar a culpa pra vocês! Isso é sensacionalismo mal feito!” E realmente foi este o acontecido. Após termos acesso ao conteúdo da reportagem, exigimos direito de resposta e retratação diante das diversas calúnias levantadas pelo Repórter.   
1) “POSTO COM AS PORTAS FECHADAS”: Fechada para quem? – questiona uma das funcionárias do PSF. A unidade de saúde esteve fechada por falta de higiene, mas os serviços continuaram funcionando. O atendimento aos casos de urgência, vacinação, aplicação de injeções, atividades administrativas e dispensação de remédios permaneceram funcionando normalmente para não prejudicar a população.
2) NOTÍCIA DESMASCARADA!  - “MORADORES REVOLTADOS”: A paciente exposta na foto chama-se Renata Pacheco, é paciente do PSF desde 1999, realizou todo o Pré-Natal de seu filho Alejandro com nossa equipe e mantém seu acompanhamento até hoje conosco. Relata que estava sentada na calçada de sua casa quando foi abordada pelo repórter e mais 2 homens desconhecidos, pedindo para que ela fosse para a frente do posto. O resultado foi uma foto com aparência de protesto, que gerou grande descontentamento da mesma e de sua família.
3) NOTÍCIA DESMASCARADA!  - “JOVEM SOCORRIDO NA CADEIRA DO DENTISTA”: O jovem exposto na foto é o dentista da unidade(!!!), Dr. Paulo Sobrinho, que apresentou uma indigestão pela manhã e preferiu repousar para continuar as atividades administrativas do PSF. No posto de saúde, dispomos de maca ginecológica, maca no consultório médico, maca na sala de vacinas e maca de urgência na sala de procedimentos, onde é possível realizar diversos atendimentos durante o dia. Esta unidade não é nenhum campo de batalha, onde se botam os feridos em qualquer lugar!
4) NOTÍCIA DESMASCARADA!  - “SALA COMO ARMAZÉM DE ROUPAS”: Foi retirada uma foto com foco fechado(sem mostrar a sala inteira) mostrando as roupas que estamos arrecadando desde o fim de 2011 como parte das campanhas Natal sem Fome e Natal Solidário, para doação nas áreas mais pobres da zona rural. A iniciativa é realizada anualmente pela Equipe de Saúde da Família de Coqueiros e prolonga-se até o mês de janeiro. A foto não mostra que as roupas estavam sendo guardadas nas caixas para que possamos levá-las para a localidade da Pitinga Seca(zona rural) na próxima terça-feira(24/01), aproveitando o momento em que não havia material para esterilizar na sala. O restante do espaço físico, que propositalmente não aparece na foto, encontra-se em grande organização, e mantemos todo o protocolo de higiene durante a esterilização dos equipamentos do dentista e da sala de procedimentos.
5) NOTÍCIA DESMASCARADA!  - “CAIXA SEMPRE ABERTA”: O morador exposto na foto chama-se Marcelo, é irmão de uma das funcionárias do PSF e estava em frente à sua casa quando o repórter chamou-o para tirar uma dúvida e abrir a caixa d’água do posto, quando foi surpreendido por uma foto. Sabe-se que há anos atrás, a caixa de Coqueiros teve sua tampa quebrada e acumulou muito lixo ao seu redor, mas há 3 anos foi instalada uma tampa de concreto que não permite mais sua contaminação. Ao ter acesso à reportagem de Juraci Rebouças, o morador ficou revoltado e exigindo que seja retirada sua foto imediatamente.  
6)    O médico estava trabalhando, bem como todo o restante da equipe. Em momento algum apenas Dr. Waldemir esteve em serviço. Temos uma equipe multiprofissional composta por dentista, enfermeira, técnicas de enfermagem, auxiliares de limpeza e serviços gerais, recepcionistas, médico e agentes comunitárias de saúde que trabalham de forma exemplar e são reconhecidos em todo o município. Durante o período de fechamento da unidade todos os profissionais continuaram em serviço, dentro e fora da unidade para que a população não fosse prejudicada.
Por todos esses fatos, somos levados a crer que esta reportagem foi possivelmente manipulada, com fraudes para fins políticos sobretudo em ano eleitoral. O resultado de uma reportagem com “pretensões jornalísticas” termina:
-      Colocando a Gestão Municipal contra nós
-      Colocando a População contra nós
-      E não fazendo nada para resolver nosso problema...
Deste tipo de jornalismo nós não precisamos!


Queremos ajuda, e não sensacionalismo! De repórter “Furão”, na prática, fomos prejudicados pelo Repórter Furada. A Equipe de Saúde da Família de Coqueiros exige publicamente que a reportagem “A Saúde em Primeiro Lugar?” do funcionário da RadioVox seja retirada imediatamente do ar e que a equipe seja retratada. Solicitamos direito de resposta e as medidas judiciais cabíveis já estão sendo tomadas.


Maragogipe, 18 de janeiro de 2012
Equipe de Saúde da Família de Coqueiros

Nenhum comentário: