24 de outubro de 2011

LANÇAMENTO DA PLATAFOMRA P-60 EM SÃO ROQUE

O Consórcio Rio Paraguaçu, realizou na manhã de hoje (24) o lançamento da Plataforma autoelevatória P-60 foi a "bola da vez".
A Plataforma autoelevatória P-60 deslizou bem devagar em cima da balsa BGL-2 (Petrobrás) até ir de encontro com as águas do Rio Paraguaçu. O procediemnto de lançamento teve início no final de semana com o load-out da P-60 (colocação da plataforma sobre a balsa), e nesta segunda-feira (24) às 07 horas da manhã ela foi levada por rebocadores até o local do procedimento, a balsa foi submetida a um lastro diferencial entre a proa e a popa, criando o ângulo ideal para o lançamento.
Após o lançamento, a P-60 foi trazida pelos rebocadores até a margem do pier do Canteiro de Obras, onde passou pelo procedimento de jacking de pernas (movimento em que as bases de sustentação são estabilizadas no fundo do rio), e atracada às 13:30 com uma salva de fogos de artifícios dando como concluída mais uma etapa de muito trabalho.
Segundo o Consórcio Rio Paraguaçu, tanto a P-59 como a P-60 são projetadas para operar em áreas próximas à costa, com até 110m de lâmina d'água. A capacidade de perfuração é que tem proporções abissais; quando as plataformas já estiverem no mar será possível descer até 10 mil metros de profundidade, o que permitirá alcançar a camada de pré-sal.

Fonte: São Roque Online

Nenhum comentário: