28 de junho de 2011

"GUERRA DE ESPADAS" ANIMA O SÃO PEDRO

Mesmo com os fortes indícios da determinação da Justiça em proibir o uso de espadas, grupos de "espadeiros" foram às ruas fazer a tradicional queima de espadas. Quem pôde acompanhar percebeu que a cada ano a brincadeira vem perdendo a força, seja porque a Justiça vem realizando ou determinando a proibição no uso do artefato neste período, alegando perigo à sociedade ou até mesmo pela dificuldade cada vez maior em encontrar o material utilizado para fazer as espadas. O certo é que muitos ainda se arriscam em manter a tradicional "guerra" e afirmam que não será fácil acabar com uma tradição de décadas.
No percurso onde os grupos costumavam tocar havia sempre um veículo da polícia militar rondando a área causando apreensão por parte dos espadeiros que temiam que as espadas fossem apreendidas. Mas, mesmo diante destas dificuldades, os grupos divertiam a comunidade que se envolvia na festa e também se divertia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por falar em São Pedro, aconselho aos formadores desse Portal, (È só um conselho), a aderir a discussão sobre adata de 29 de junho e a sua importância para Maragojipe Historicamente. A princípio esse tema foi levantado na Câmara, quando eu ainda era colaborador do Vereador , agora Secretário Neto do PT, logo após, houve críticas ao Projeto de Lei e posteriormente ao Prefeito. Agora o tema volta à baila e o debate está bom. Nosso amigo Zevaldo publicou uma matéria e houve vários comentários. Fiz uma pesquisa e publicamos no blog do JURACI REBOUÇAS, mas pode haver contradições. ENTÃO CONVIDO O portal A ENTRAR no debate. Agradeço a participação.

AUGUSTO LOPES