4 de abril de 2011

MEMÓRIA DE MARAGOJIPE: BENEDITO LOPES, O BAMBA

Benedito Lopes nasceu em Maragojipe, no ano de 1911, foi um menino como tantos outros, porém teve uma infância e adolescência muito difícil, pois logo cedo perdera seu pai. Devido sua responsabilidade pela familia ser grande, abandona os estudos e se torna-se alfaiate, na tenda de Paizinho. Os modelos de paletó, costurados pelo Benedito, eram tão perfeitos que ficavam expostos à visitação pública, num manequim, na porta da própria tenda. Foi nesse mesmo espaço, nas suas conversas com colegas socialistas, que o Benedito começou a se interessar por política, passando, junto com Plinio Guedes a ser simpatizante do Partido Comunista. Nessa época ele teve que se refugiar no Guaí diversas vezes para se livrar das perseguições da Ditadura Militar. O tempo passou e ele tornou-se funcionário público, na função de Vigilante Sanitário, mas por vocação, ele gostava mesmo era de ser emfermeiro. No posto de saúde, aplicava injeções, aferia pressões e fazia curativos, procedimentos que continuou fazendo na cidade gratuitamente, mesmo aposentado, a domicílio de casa em casa, até os úlimos dias de sua vida. Era um autodidata das letras, escrevia poemas, sonetos, fazia charadas e as trocava com Antídio Carvalho, Dr. Ronaldo Souza e outros. Na política, a sua principal vocação, foi parceiro e amigo de vários políticos, como: Plinio Guedes, Bartolomeu Teixeira, Domingos Melo, Arivaldo Vieira e tantos outros. Foi o vereador que mais exerceu mandatos em Maragojipe, um total de 60 anos de vida pública. Por diversas vezes foi presidente da Câmara e secretário da mesa, em quase todas as legislaturas. Era cognominado "O BAMBA" e já tinha cadeira cativa na legislativo maragojipano. No entender de muitos, foi um legendário, uma lenda viva no meio de políticos maragojipanos. Em outubro de 2003, depois de ter lutado pela sua vida durante muitos dias, partiu para perto de Deus, deixando uma familia grande, entre filhos, netos e bisnetos. Benedito Lopes entra para os anais da história politica de Maragojipe, como um dos politicos mais éticos, firme em suas decisões, uma pessoa de caráter e personalidade forte. É exemplo para as gerações que os sucederão. Sem sombra de duvidas, Maragojipe reverencia e revenciará Benedito Lopes, o eterno "O BAMBA".

Fonte: Augusto Lopes
Do Blog do Juraci Rebouças

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigado ao pessoal do PORTAL, muito me envaidece saber que voces também reverenciam a esse que foi um dos maiores politicos, não só de Maragojipe ou Bahia mas do Brasil.

Anônimo disse...

E pelo que ouço falar, a família LOPES é um, POÇO de bons nomes em Maragojipe. O PATRIARCA se foi mas deixou boas sementes. Vale Maragojipe conferir.Sementes essas que por certo germinarão.

Anônimo disse...

Bela história...de um Homem de vários dotes, ele foi alfaiate; vigilante sanitário; vereador por diversas vezes, honrando seu povo maragojipano, era poeta e ainda, trabalhou de enfermeiro, e mesmo aposentando...ainda prestava serviço à comunidade até os últimos anos de sua vida. Esse é o Nosso Bamba!Deixou seu nome na história.
Sou fã!

XANNDER disse...

Me sinto honrado em poder falar um pouco do grande homem que foi Benedito Lopes, conheci desde que me entendi como gente, ele ia lá em minha casa, pois era amigo de meu velho pai Mamede do Rosário, ele me dizia que era amigo do pai e também dos filhos. Senti muito não direi sua morte pois os grandes homens jamais morrerá,só que ele deixou uma grande lacuna aqui na terra e com certeza ele está em um lugar muito bom em outra dimensão, acredito que seu legado será seguido pelos seus filhos em especial meu amigo Augusto."GUGU"
A Camara de Vereadores de Maragojipe deveria no dia do Centenário de seu nascimento fazer uma seção solene em homenagem a esse grande maragojipano.
Mamede Xannder

blog do augusto lopes disse...

Quero agradecer ao anônimo que solicitou a BIOGRAFIA do meu pai, Benedito Lopes e ser grato ao pessoal do PORTAL MARAGOJIPE24H, por ter atendido ao apelo. Agradecer também ao anônimo que elogiou a nossa família e dizer a todos que, a vida é feita na sua maioria das vezes de coisas simples e que se tornam grandiosas. Um homem simples, modesto, humilde, e já ausente, ainda consegue mover os meios tecnológicos, com a sua eterna presença espiritual. Slave Benedito Lopes. DEUS pague VOCES TODOS, PELA BENEVOLÊNCIA.

blog do augusto lopes disse...

Ao Confrade Mamede Xander, colega, amigo e irmão: De voce só podería partir tais palavras. Palavras sinceras, vindas do coração. Diferente de uns outros que se dizem intelectuais em Maragojipe e ficam duvidando nas rodas de picuinhas da vida, da veracidade que foi postada SOBRE grande homem que foi e continua sendo: BENEDITO LOPES.
Por Augusto Lopes