26 de setembro de 2010

MORRE UM EXPOENTE DE NOSSA CULTURA

É com pesar que anunciamos o falecimento do Professor Ronaldo Pereira de Souza, ocorrido na noite de ontem, 25. Estudioso da história de Maragojipe e um dos intelectuais mais respeitados e reconhecidos da região. Odontólogo de formação, político por vocação, foi eleito Vereador e Secretário da Câmara e Secretário de Governo Municipal, Professor de Biologia, Química, Física e História, matéria que mais se dedicou, principalmente no estudo da nossa cultura. Bonardo, como era seu carinhosamente conhecido, teve sua trajetória de vida marcada pelo estudo e pela educação de jovens estudantes em quase todos os colégios da cidade. Foi também exímio orador, um verdadeiro roxinol da palavra que encantava multidões com sua eloquência. Foi um catedrático no melhor sentido da palavra. Um pensador, um pesquisador, alguém que tinha um olhar à frente do seu tempo, mas sem perder de vista a sua tradição. O compromisso com a educação marcava seus passos. Antes de tudo, foi um instigador, um exemplo que marcou gerações de estudantes da cidade. Para a família, ficará a lembrança de um grande homem, um grande pai, um exemplo a ser seguido por todos os maragojipanos. Lamentamos o ocorrido e oferecemos aos familiares nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos.

7 comentários:

Leide Daiane Guedes disse...

Maragojipe lamenta a sua partida, mas ficamos com a certeza de que sua passagem deixou marcas na nossa cultura, e que nos concedeu o melhor de seu carinho e de sua humanidade, o reconhecimento e gratidão de todos nós, pelo grande e belo exemplo de sua vida.

blog do augusto lopes disse...

BEM POSTADA A MATÉRIA ACIMA, ONDE TRANSMITE TUDO AQUÍLO QUE ESSE HOMEM REPRESENTOU E SEUS EXEMPLOS REPRESENTA PARA TODA UMA GERAÇÃO MARAGOJIPANA. EXEMPLO A SER SEGUIDO MESMO,PRINCIPALMENTE NESSE MUNDO DE HOJE, COM TANTA CARÊNCIA DE VALORES. DESCANSA EM PAZ, MESTRE E AMIGO BONARDO, QUE DEUS O TENHA NO REINO DA SUA GLÓRIA. AUGUSTO LOPES E FAMÍLIA.

Anônimo disse...

O AMIGO E ALUNO ALBERTO, NÃO SÓ LAMENTE A PERDA FÍSICA E INTELECTUAL, POIS ALÉM DO QUE JA FOI DITO ACIMA, BONARDO ABRE UMA LACUNA QUE DIFICILMENTE SERÁ PREENCHIDA NO SEIO DA FAMÍLIA MARAGOJIPANA, E PORQUE NÃO DIZER BAIANA. POIS ELE FOI NA MINHA MODESTA OPINIÃO, UM GÊNIO DA NOSSA LITERATURA, RAZÃO POR QUE, CERTA VEZ FIZ UMA QUADRA HOMENAGIANDO ESTE GRANDE HOMEM DA CULTURA BRASILEIRA. SAUDADES ETERNAS DO AMIGO E ADMIRADOR. NOSSO SENTIMENTOS À FAMÍLIA ILUTADA. ALBERTO PERIERA DE SOUZA "O TALES"

Anônimo disse...

Quantas saudades deixará. Mas, de uma coisa tenho certeza, deixou na história da vida de muitos, o seu registro de amigo e educador.
Nem tenho palavras para expressar meus sentimentos. Só sei que foi e será sempre: meu querido, meu velho e meu amigo!
Siga em Paz Dr. Ronaldo, que Jesus e Maria
Santíssima ilumine seu caminho!
Com muitas SAUDADES, Ana Neri e família.

Celinha Guerreiro disse...

Maragojipe se entristece pela perda do seu amado filho.
Perde-se a cultura viva da nossa terra.
Homem de inteligência ímpar.
Professor carinhoso e companheiro.
Mestre inesquecível.
Exemplo de pai, de colega, de amigo.
Quem teve Ronaldo como mestre nunca o esqueceu, Parta com a certeza do dever cumprido.
Sua jornada entre nós se acabou, mas seus exemplos continuam...
Hoje o céu está em festa pela chegada deste ilustre poeta.
Que rufem os tambores, que repiquem as caixas, que soem os clarins.
A saudade é grande porém a cigarra tocou e o temnpo do nosso mestre Bona terminou.
Que seus filhos e netos honrem seu nome e sigam seu exemplo.
Que São Bartolomeu o cubra com seu divino manto.

Saudades eternas,

Celinha Guerreiro.

lopes disse...

A PALAVRA FIRME E FORTE UM HOMEM LUTADOR DE ATITUDE,ESTAMOS PRECISANDO DE VARIOS RONALDOS PARA DAR CONTINUIDADE; SEUS TRABALHOS FORAM MAGNIFICOS, PROFESSOR QUE DEUS ILUMINE SEUS COMINHOS.

saudades

lenivaldo lopes ( enseada do paraguaçú)

blog do augusto lopes disse...

É nobre cidadão LENIVALDO LOPES, concordo com essa sua opinião sábia, estamos precisando mesmo pois pessoas como o saudoso BONARDO, já não se encontra em qualquer lugar. E lhe digo sem medo de errar, onde está mais difícil de encontrar é sem dúvida por aquí. MARAGOJIPE está carente desses valores e de acordo como as coisas vão por aquí, até quem tem esse filão do saudoso MESTRE, se acanha de mostrar. Não me pergunte porque, pois eu não sabería responder. Só sei que Dr. Ronaldo era questionador, as vezes polêmico, sábio, intectual, político, cidadão, de rara inteligência, não se curvava ao poder, apesar de quando chamado, ajudar ao poder, não tinha lado, ficava ao lado da razão, supra partidário, amigo de todos, um verdadeiro gênio. Não preciso dizer mais, nem ir adiante para me fazer entender. Só sei que,maisuma vez, lamento a perda dessa JOIA espiritual rara, que um dia HABITOU ENTRE NÓS, e agora habita a CASA DO PAI. Já não queria mais voltar a esse assunto pois me comove em e emciona mas as vezes é preciso. Me desculpem.